A Polícia Civil concluiu a investigação sobre o atropelamento que matou um idoso de 69 anos na noite de sábado (10), em Campinas, e indiciou os motoristas envolvidos por homicídio culposo na direção de veículo automotor — quando não há intenção de matar. O caso foi registrado no Jardim Garcia e mobilizou equipes da polícia e do Samu.
Segundo o delegado Sandro Jonasson, responsável pelo inquérito no 9º Distrito Policial, tanto o motorista do carro quanto o do ônibus foram identificados, ouvidos e formalmente responsabilizados pela morte da vítima. A apuração apontou que houve negligência na condução dos veículos.
Durante a investigação, a Polícia Civil também esclareceu que o motorista do carro, ao contrário do que foi informado inicialmente, prestou socorro ao idoso atropelado. A informação foi confirmada em depoimento e reforçada por imagens de câmeras de segurança analisadas pela equipe do distrito policial.
Como aconteceu o atropelamento?
Uma câmera de segurança mostra quando a vítima caminha próxima a uma faixa de pedestre e é jogada ao solo após sofrer o impacto. Depois, ainda caída, é atingida por um veículo. A gravação não mostra qualquer veículo em alta velocidade e indica que somente o condutor do carro parou após a ocorrência. Assista:
O acidente aconteceu na Rua José Ferreira de Brito, perto da esquina com a Rua Marrocos, no Conjunto Mauro Marcondes, em frente ao Terminal Vida Nova. No vídeo, é possível ver o homem atingido se movendo no chão. Logo depois, várias pessoas o cercam, inclusive o motorista do carro que o atingiu após a queda.
Segundo o boletim de ocorrência, o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionado para prestar socorro ao idoso, mas a morte foi constatada ainda no local. O corpo de Antônio Carlos Rosa dos Santos foi removido e o velório e o sepultamento aconteceram na segunda-feira (12), em Campinas.
A primeira versão e a apuração da Polícia Civil
Registrado pela Polícia Civil, o boletim sobre o caso detalhava que o idoso tinha sido atropelado por um carro, mas as imagens mostram que um coletivo também o atinge e segue viagem, aparentemente sem perceber o acidente.
Em nota, a Emdec detalhou que registrou a ocorrência como atropelamento envolvendo um automóvel. Porém, com a nova informação, “levanta informações junto aos operadores e vai acompanhar a sindicância junto ao Setcamp“, entidade que representa as empresas que atuam no transporte público municipal.
“Vale observar que os motoristas do transporte público coletivo recebem treinamentos periódicos sobre direção segura e preventiva, coordenados pelas empresas operadoras. E a Emdec complementa essas formações, abordando, entre outros temas, a direção defensiva, apresentando os índices de acidentalidade”,
argumenta.
*Com informações da EPTV Campinas
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Festa das Nações de Piracicaba começa nesta quarta-feira; veja programação
Limeira recebe Mostra de Dança nesta semana; veja programação