O MPSP (Ministério Público de São Paulo), por meio do CyberGaeco, conseguiu uma ordem judicial para retirar do ar 34 perfis em redes sociais que se passavam por familiares das vítimas do acidente da Voepass, que deixou 62 mortos em Vinhedo no início do mês. Por meio das contas, os administradores buscavam aplicar golpes em outras pessoas.
Em cada rede social, foram derrubados:
- 19 perfis da plataforma X (antigo Twitter);
- 7 no Tik Tok;
- 7 no Instagram;
- Um no Telegram.
De acordo com o MPSP, a autorização foi necessária pelo fato de, especialmente o X e o Tik Tok, se recusarem a remover os conteúdos digitais. Se ocorrer um eventual descumprimento da decisão judicial, será aplicada uma multa diária de R$ 100 mil às empresas.
Anteriormente, o CyberGaeco, em parceria com o DIOP/Ciberlab do Ministério da Justiça, conseguiram congelar 59 perfis que aplicavam golpes ou divulgavam fotos e vídeos de corpos das vítimas do acidente aéreo em chamas.
Agora, o MPSP e o Ministério da Justiça, por intermédio de seus órgãos especializados em combate a crimes cibernéticos, vão promover a identificação dos responsáveis por esses perfis para posterior responsabilização criminal deles.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA NO ACIDADE ON PIRACICABA
Sem previsão de chuva, temperatura deve subir durante o fim de semana em Piracicaba; veja máxima
Segundo preso que fugiu da Delegacia Seccional de Limeira é recapturado