Após diversas mudas serem vandalizadas na região do bairro Alto Taquaral, em Campinas, no final de setembro, uma equipe de voluntários refez o plantio. No total, 120 mudas de árvores foram plantadas pelas equipes da entidade Grupo Andorinhas de Campinas – Plantio Gaia e Fundação José Pedro de Oliveira, gestora da Mata de Santa Genebra.
Como parte do programa Construtores de Florestas Urbanas, do projeto Gênesis, o primeiro plantio foi feito no dia 16 de setembro. Cinco dias depois, cerca de 70 unidades foram arrancadas e destruídas. Além da reposição, mudas a mais foram repostas.
A ação aconteceu no último sábado, dia 1º de outubro, e foi divulgada nesta segunda-feira (3). foram plantadas as espécies peroba-rosa, jequitibá-rosa, capixingui, tamanqueiro, juçara, figueira-branca, uvaia, guazuma, capororoca, cedro-rosa, pitanga, jatobá e canelinha, entre outras. As mudas foram plantadas em uma área de praça na Rua Manoel Pereira Barbosa.
LEIA TAMBÉM
Não votou no 1º turno das Eleições 2022? Veja como justificar
Quatro candidatos da região de Campinas são eleitos deputados federais
O presidente da Fundação, Cidão Santos, lamentou mais uma vez o vandalismo com as mudas e destacou a importância do plantio nessa área, especialmente para ajudar na preservação da nascente. “Mais árvores, mais qualidade de vida para todos”, disse Santos. Foi a primeira vez que a Fundação registrou uma situação de vandalismo de mudas de árvores. Na ocasião, um Boletim de Ocorrência foi registrado.
O prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), esteve presente na ação e plantou mudas de canjarana e jequitibá-rosa. Ele disse que é fundamental que todas as pessoas se conscientizem da importância do meio ambiente e ajudem a preservar.
LEIA MAIS