A PF (Polícia Federal) prendeu, nesta quinta-feira (28), em Campinas, uma mulher suspeita de participação em um esquema internacional de exploração sexual. A ação faz parte da Operação “Promessa Ilusória”, que também cumpriu mandado de busca e apreensão na cidade.
A Justiça determinou ainda o bloqueio de imóveis, veículos, criptoativos e outros bens no valor de R$ 8,3 milhões, montante que corresponde ao lucro obtido com a exploração das vítimas.
Recrutamento pelas redes sociais
De acordo com a PF, as investigações começaram após denúncia anônima. As mulheres eram “recrutadas” em redes sociais com promessas de altos lucros, mas, ao chegarem à Europa, passavam a ser ameaçadas, sofrer controle financeiro e restrição de liberdade.
Ameaças e cárcere privado
Segundo os investigadores, os criminosos utilizavam codinomes em sites de prostituição e controlavam anúncios online.
Vítimas que tentavam escapar eram intimidadas por homens armados, além de sofrerem cárcere privado, recolhimento de passaportes e ameaças de morte.
A PF afirma que parte da organização criminosa atuava no Brasil e outra parte no exterior, mantendo a estrutura do esquema em funcionamento.
As investigações continuam em andamento e seguem sob sigilo.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Polícia apreende cerca de uma tonelada de maconha em rodovia da região
Ferrari é flagrada a 201 km/h em rodovia da região
Criança de 11 anos é internada com afundamento no crânio após carro sem documentação e placa capotar