Uma mulher de 30 anos foi presa em Campinas durante a Operação Sortilegium, realizada na manhã desta terça-feira (1º) pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Sergipe, composta por Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal e secretaria Nacional de Políticas Penais.
A ação teve como objetivo desarticular um esquema de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro com atuação no município de Itabaiana, em Sergipe.
Além da prisão, dois celulares foram apreendidos na cidade. A mulher de 30 anos, presa no CDHU dos Amarais, irá responder por tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro.
Operação da PF prendeu outros alvos
Ao todo, foram cumpridos seis mandados de prisão temporária e seis de busca e apreensão, expedidos pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Itabaiana. As ordens judiciais foram cumpridas em cinco cidades: Itabaiana, Aracaju, Estância, Olho d’Água do Casado, todos em Alagoas, e em Campinas.
As investigações apontam que o grupo criminoso era responsável pela distribuição de drogas, principalmente crack e maconha na cidade sergipana. Para disfarçar a origem do dinheiro, os envolvidos usavam contas bancárias de terceiros e faziam depósitos fracionados em casas lotéricas, prática que dificulta o rastreamento de valores ilícitos. O grupo teria movimentado cerca de R$ 32 milhões entre 2021 e 2025.
A operação teve apoio do Denarc (Departamento de Narcóticos da Polícia Civil de Sergipe), do BOPE da PM, do Grupo Tático Operacional da Polícia Penal e do Batalhão de Caatinga. A operação foi batizada como “Sortilegium”, expressão em latim que significa “tirar a sorte”, em referência à estratégia do grupo para tentar burlar a fiscalização.
Os presos foram levados para a sede da Polícia Federal em Aracaju, onde os mandados foram formalmente cumpridos.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Limeira ajusta decreto sobre ruído de motos após identificar falhas; entenda
PM prende homem que manteve filhos em cárcere privado após agredir a esposa