- Publicidade -
CampinasCotidianoNº de casos de furtos seguidos de invasão em casas cresce 36% no 1º trimestre em Campinas

Nº de casos de furtos seguidos de invasão em casas cresce 36% no 1º trimestre em Campinas

Botafogo concentra ocorrências e moradores relatam sensação de insegurança; só em uma casa foram três invasões em um ano

- Publicidade -

O número de furtos seguidos de invasões em residências aumentou mais de 30% em Campinas no primeiro trimestre de 2025, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. Os registros subiram de 30 casos no mesmo período do ano passado para 41 neste ano — um crescimento de 36,6%.

As ocorrências estão espalhadas por várias regiões da cidade, mas um dos locais que mais preocupa os moradores é o bairro Botafogo, um dos mais antigos de Campinas, onde já foram registradas quatro invasões neste início de ano.

- Publicidade -

Furtos e invasões frequentes assustam moradores do Botafogo

A vendedora Elaine Serrani sabe bem o que é viver sob tensão. Moradora do Botafogo há três anos, ela se mudou para uma nova casa no bairro há cerca de um ano — e já foi alvo de três invasões. Uma delas aconteceu antes mesmo da mudança oficial.

“O pessoal que entrou passou pelo telhado e roubou toda a fiação, tudo que foi possível levar eles levaram, desde o poste até a parte interna da casa. Inclusive o próprio telhado estava todo aberto”,

contou.

Em outra ocasião, Elaine encontrou pertences de desconhecidos no quintal de casa. Desde então, decidiu reforçar a segurança com concertina, portão fechado e maior vigilância. Ela relata que a situação é comum entre os vizinhos.

“Todo mundo que a gente conversa na região tem a mesma queixa, que aqui é complicado”,

desabafa.

- Publicidade -

No dia 9 de janeiro, outro episódio chamou a atenção no Botafogo. Um homem invadiu um edifício residencial durante a madrugada, quebrou portas de vidro e chegou até a cobertura, no 11º andar. O prédio possui portaria virtual.

Um morador, que é guarda municipal, ouviu o barulho, tentou conter o suspeito e houve confronto. O invasor teria simulado estar armado e acabou baleado com dois tiros. Ele foi atendido em um hospital da cidade e preso em seguida.

Medidas de proteção podem fazer a diferença

Diante do aumento dos casos, a Polícia Militar orienta que moradores avisem vizinhos em caso de viagens ou ausências prolongadas. Também recomenda, quando possível, o investimento em alarmes, cercas elétricas, câmeras de monitoramento e outras formas de reforço na segurança doméstica.

*Com informações de Évelin Costa/EPTV Campinas

- Publicidade -

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Mãe e filha morrem em incêndio dentro de casa durante a madrugada

Nova Odessa terá campanha de doação de sangue no sábado; saiba como participar

- Publicidade -

veja mais

- Publicidade -
- Publicidade -

Recomendado por Taboola

Notícias Relacionadas