Após uma semana marcada por alertas meteorológicos, o tempo deve permanecer mais agradável ao longo dos próximos dias no estado de São Paulo. A semana será marcada por sol entre nuvens, com temperaturas variando entre 29°C e 32°C, e pancadas isoladas de chuva. Mas a aproximação de uma nova frente fria deve trazer um volume de chuva mais significativo ao território paulista.
Quando nova frente fria com chuvas fortes chega ao estado de SP?
De acordo com a previsão do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp, a semana será de tempo instável e com ocorrência de chuvas em todo o estado de SP.
Para hoje (21), permanece a condição de céu parcialmente nublado a nublado, chuvas são esperadas a partir da tarde, principalmente na forma de pancadas e temporais, no Centro, Norte e Oeste do estado, que podem ocasionar raios e chuvas localmente fortes, sob influência de um “Vórtice Ciclônico de Altos Níveis”. No Sul e Leste do estado, há possibilidade de pancadas isoladas, mas as chances são menores.
Já na terça-feira (22), esse vórtice se desloca um pouco para Leste e influencia o estado como um todo, mantendo a preferência pelo Centro e Oeste do estado. A nebulosidade segue variável, de parcialmente nublado a nublado.
As condições propícias para chuvas permanecem até o sábado (26), com destaque para a quinta (24) e sexta-feira (25), quando a aproximação e passagem de uma frente fria deverá ocasionar chuvas bem distribuídas e volumosas em todos os setores paulistas, ainda de acordo com o Cepagri.
Por que não teve tempestades no final de semana?
Apesar dos diversos alertas emitidos pela Defesa Civil para ocorrência de fortes tempestades no estado de São Paulo no último final de semana, o cenário acabou sendo diferente do esperado na maior parte das regiões.
O motivo da ausência das chuvas intensas é porque, na última sexta-feira (18), havia uma atuação de uma brisa marítima, que são os ventos que sopram do oceano, e as temperaturas começaram a cair gradativamente. Sem muito calor, o choque térmico, que é quando a massa de ar quente choca com a massa de ar frio, ocorreu em menor proporção.
Por isso, as instabilidades que se formaram não foram tão intensas, sem ocasionar grandes tempestades em algumas regiões paulistas, como previsto. Em Campinas, por exemplo, que tinha previsão de registrar 200 milímetros de chuva, houve apenas uma garoa fraca em algumas localidades. A chuva volumosa se concentrou na faixa Noroeste e divisa com o Sul de Minas Gerais do estado, impactando cidades como Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Ministério da Fazenda autoriza retorno de duas empresas de bets
Reforma do gramado do Estádio Barão de Serra Negra começa nesta segunda-feira