- Publicidade -

CampinasCotidianoNova tecnologia permite à PM rastrear e fazer celular roubado tocar, mesmo no silencioso

Nova tecnologia permite à PM rastrear e fazer celular roubado tocar, mesmo no silencioso

Ferramenta, desenvolvida em parceria com o Google, tem o objetivo de permitir ação imediata das forças de segurança

- Publicidade -

Policiais militares de São Paulo agora têm à disposição uma nova tecnologia para combater o roubo e furto de celulares. A ferramenta, desenvolvida em parceria com o Google, permite que os agentes, durante o atendimento de ocorrências, possam bloquear remotamente o celular, localizar sua posição exata via GPS, emitir um som para facilitar sua identificação e, em casos extremos, apagar todos os dados armazenados no dispositivo.

Todas essas ações serão realizadas com o consentimento da vítima, que deverá fornecer as informações necessárias para ativação do serviço. O procedimento será feito diretamente nos TPDs (Terminais Portáteis de Dados), usados pelos policiais em campo, por meio do Google Localizador. A novidade foi apresentada nesta terça-feira (10) durante um evento voltado para desenvolvedores em São Paulo, e os policiais começam a receber treinamento sobre a funcionalidade ainda nesta semana.

- Publicidade -

Segundo a Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação da PM, a medida não substitui o registro do boletim de ocorrência nem a investigação policial, mas oferece um suporte imediato às vítimas no momento da ação criminosa.

Campinas registra 460 furtos e roubos de celular a cada 100 mil habitantes

Um levantamento do Centro de Estudos em Economia do Crime da Fecap (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado) apontou que os furtos e roubos de celulares no estado de São Paulo diminuíram 15,9% em 2024. De janeiro a novembro do ano passado, foram registradas 247.890 ocorrências, contra 294.841 em todo o ano de 2023. Só em Campinas, foram registrados 5.241 casos de celulares roubados em 2024.

Em Campinas, foram registrados 5.241 casos de celulares subtraídos em 2024. Com uma população de aproximadamente 1,13 milhão de habitantes, a cidade apresenta uma taxa de 460 ocorrências a cada 100 mil moradores. Embora esse número seja considerado moderado em relação a outras cidades do estado, a região ainda enfrenta desafios na segurança pública, especialmente em áreas de grande movimentação.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

- Publicidade -

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

VÍDEO: motociclista morre após furar sinal vermelho e bater em ônibus

Bebê de 5 meses morre em creche particular após Samu ser chamado para ocorrência de engasgo

- Publicidade -

Giovanna Peterlevitz
Giovanna Peterlevitz
Repórter no ACidade On Campinas. Tem experiência na cobertura de grandes factuais nacionais e internacionais, nas diversas áreas de jornalismo. Já atuou em direção de imagens, edição de vídeo, produção, reportagem, redação e edição de textos e também na apresentação de telejornais e programas de entrevista.

- Publicidade -

Recomendado por Taboola

Notícias Relacionadas