- Publicidade -
CotidianoNovo Centro de Convivência terá café e vai funcionar todos os dias da semana

Novo Centro de Convivência terá café e vai funcionar todos os dias da semana

Secretária de Cultura e Turismo de Campinas adiantou em entrevista ao acidade on o que esperar da reabertura do local

- Publicidade -

Uma das obras mais aguardadas em Campinas, o Centro de Convivência Cultural “Carlos Gomes” tem previsão de reabertura para o início do segundo semestre deste ano, mas os moradores da cidade já podem saber o que esperar do local reformado. Além de espaços já conhecidos pelos campineiros antes do fechamento, a área cultural vai passar a contar com novidades na estrutura e funcionamento.   

Em entrevista ao acidade on, a secretária de Cultura e Turismo de Campinas, Alexandra Caprioli, adiantou o que a estrutura localizada no Cambuí deve manter e trazer de novo após a reforma.   

O que esperar do Centro de Convivência reformado  

Uma das principais mudanças que a reabertura do Centro de Convivência deve trazer para a cidade é ampliar a quantidade de espaços para encenações teatrais. Com o local fechado há 13 anos, Campinas conta apenas com um grande teatro administrado pela Prefeitura, que é o Castro Mendes.   

“Ao ter um único grande teatro, a gente se limita em várias coisas, né? Então, a gente tem entrado em uma agenda de peças teatrais nacionais, mas de forma limitada, porque eu não posso disponibilizar tantas datas, já que eu tenho coexistido a Sinfônica e todas as produções locais. A gente acabou de ter vários editais, então tem muitas peças sendo produzidas, e a gente precisa de lugar para tudo isso”, conta Caprioli.  

A estrutura do Centro de Convivência abriga os seguintes espaços, que devem continuar existindo após a reforma:  

  • Teatro interno com 500 lugares;  
  • Três galerias;  
  • Área para exibição de pequenas produções de vídeo, como um cineclube;  
  • Teatro de arena.  

Retomada do café  

Além desses espaços voltados para encenações, Caprioli afirma que a reabertura do centro também prevê a retomada do café na área que antes pertencia ao La Recoleta, que funcionou entre 1993 e 2003, com entrada pelo lado voltado para a Rua Conceição.   

O La Recoleta costumava ficar aberto de terça-feira a domingo. Assim como o antigo estabelecimento, o novo poderá ter uma vida independente do teatro.  

A novidade, segundo a secretária, é que, com a reforma, haverá um tratamento acústico que não existia antes, o que fazia com que o café não pudesse ter música ao vivo enquanto aconteciam apresentações no teatro e na arena, por exemplo.

- Publicidade -

Uma licitação pública será aberta para definir qual estabelecimento irá assumir o local, adianta a secretária. O edital deve estar disponível em cerca de dois meses nos moldes que foi o da ocupação dos permissionários do mezanino do Mercadão, que vai contar com Empório do Fortão e o Snack Meat Bar após a reabertura.   

Centro vai funcionar todos os dias  

Com o café e as atividades culturais sendo realizadas em diferentes espaços, o Centro de Convivência deixava de funcionar apenas na segunda-feira. Esse cenário também deve mudar com a reabertura, já que o espaço vai passar a contar com duas áreas administrativas: a Coordenadoria de Teatro e a Coordenadoria e Diretoria da Orquestra Sinfônica. Com isso, o funcionamento vai passar a ser de domingo a domingo, segundo Caprioli.   

“Então, eu vou ter expediente nesse lugar, ele vai ter vida de segunda a segunda, porque de segunda fecha o teatro para limpeza, para manutenção, mas eu tenho o expediente administrativo. Então, aquilo vai ser um lugar fervilhante de cultura, como todo mundo tem lembrança. Eu acho que a gente quer trazer, melhorar ainda o processo, porque a gente vai ter um teatro de excelência, com tudo de equipamento do mais moderno que a gente tem hoje no país”.  

A Feira Hippie também seguirá ocorrendo aos finais de semana, assim como os eventos especiais na praça do Centro de Convivência. “Então, vai ter muita vida mesmo naquela região, o que é muito importante para a vida cultural da cidade”, finaliza a secretária.   

Previsão para reabertura  

Após 13 anos fechado, o Centro de Convivência Cultural “Carlos Gomes” de Campinas deve ser reaberto ao público no início do segundo semestre deste ano. A previsão da Prefeitura de Campinas é que as obras sejam entregues em maio e o espaço deve ser reaberto entre junho e julho. A data específica para que o espaço volte a receber a população campineira para espetáculos, concertos e shows, ainda não foi divulgada.  

A primeira fase da reforma do Centro de Convivência terminou em novembro de 2023, com recursos de R$ 23,5 milhões. A segunda fase das obras do espaço, com investimento de R$ 38,9 milhões, começou em maio de 2024, com prazo de um ano para finalização. Nesta etapa estão incluídas as novas instalações da luminotécnica, acústica, áudio e vídeo, instalações elétricas e cenotecnia. Entre as etapas finalizadas, segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura, estão a estrutura do piso do palco, a maquinaria cênica, os motores e varas. 

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Motorista suspeito de embriaguez ao volante é preso após batida com seis carros

Mulher é encontrada morta, suspeito foge, bate o carro e diz ter tomado veneno de rato

- Publicidade -
Vitória Silva
Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas