A Prefeitura de Campinas já tapou 83.680 buracos nos asfaltos da cidade entre janeiro e 12 de junho de 2023. De acordo com os dados oficiais, o número representa um aumento de 34% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram consertadas 62.184 falhas asfálticas.
Os gastos para a manutenção das vias de Campinas também aumentou. Em todo o ano de 2022 foram investidos R$ 61,4 milhões para tapar 135.945 buracos. Em 2023, até o dia 12 de junho, já havia sido gasto o montante de R$ 38,5 milhões, mais da metade do que o ano passado inteiro.
LEIA MAIS
Multa eletrônica: menos da metade dos motoristas receberam desconto em Campinas
Emdec faz operação especial de trânsito durante a Parada LGBT+ neste domingo
EXPLICAÇÃO
O Diretor de Serviços Públicos de Campinas, José Eduardo dos Santos Jarava, explicou que períodos chuvosos aumentam a incidência de buracos nas vias e explicou que a medida em que as vias ficam mais antigas, é necessário implantar um recapeamento.
“Em períodos de chuva aumenta muito, em torno de 60%, 65% a incidência de buraco nesses locais onde as vias são mais antigas”, disse Jarava.
O diretor também explicou que a intenção da prefeitura é dar prioridades aos recapeamentos, consequentemente investindo menos com o “tapa-buracos”, que é um reparo emergencial.
LEIA TAMBÉM
Carro popular com desconto: saiba até quando comprar