A partir desta quinta-feira (22), motoristas que circulam pelo Centro de Campinas devem redobrar a atenção: dois novos pontos de videomonitoramento passam a fiscalizar infrações de trânsito em tempo real.
Onde as câmeras foram instaladas no Centro?
As câmeras estão instaladas nos cruzamentos das avenidas Senador Saraiva com Benjamin Constant e Francisco Glicério com Aquidabã — locais onde é frequente o desrespeito às regras de circulação, especialmente o uso indevido das faixas exclusivas de ônibus.
Quais infrações serão fiscalizadas em cruzamentos do Centro?
- Conversão em local não permitido
- Parada sobre faixa de pedestres ou de retenção
- Estacionamento irregular
- Avanço semafórico
- Transposição indevida de faixa.
- Uso irregular das faixas exclusivas para ônibus
Dez câmeras já operam no Centro
Com os novos pontos, Campinas passa a contar com cerca de dez câmeras ativas em cruzamentos estratégicos do Centro. Entre janeiro e abril deste ano, essas câmeras flagraram aproximadamente 4,6 mil infrações — a maioria relacionada à invasão das faixas de ônibus.
Veja locais:
- Dr. Moraes Salles
- Francisco Glicério
- Irmã Serafina
- João Jorge
- Lix da Cunha
- Rua Dr. Pereira Lima – Rodoviária;
- Av. Francisco Glicério – 3 pontos
- Av. Dr. Moraes Sales – 2 pontos
- Av. Dr. Alberto Sarmento / Lix da Cunha
- Av. João Jorge
- Rua Irmã Serafina
- Av. Amoreiras x Rua Laranjal Paulista (Corredor BRT Ouro Verde)
Além do Centro, o videomonitoramento já está em uso em corredores do BRT Ouro Verde desde dezembro de 2024. Somente no cruzamento da avenida das Amoreiras com as ruas Laranjal Paulista e Dom Joaquim Mamede, mais de 1,4 mil infrações foram registradas.
LEIA TAMBÉM: Novas câmeras vão flagrar infrações em cruzamentos no Centro; veja locais
Análise técnica
De acordo com a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), os pontos foram escolhidos com base em análises técnicas e na alta incidência de irregularidades.
Para alertar os condutores, a sinalização nas áreas monitoradas foi reforçada com placas informando: “Fiscalização de trânsito por câmeras de monitoramento”.
Como funciona o sistema
Na Central de Monitoramento da Emdec, cinco operadores se revezam para acompanhar as imagens em tempo real. As câmeras capturam as infrações e geram os registros que embasam os autos de infração. O sistema também é usado para monitorar acidentes, veículos quebrados e manifestações nas vias.
Além do sistema eletrônico, a fiscalização das faixas exclusivas segue sendo feita por agentes de mobilidade urbana, com apoio da sinalização vertical.
O que diz a lei
A fiscalização remota com câmeras é autorizada pela Resolução nº 909/2022 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), conforme o artigo 280 do Código de Trânsito Brasileiro. Em Campinas, esse tipo de autuação começou a ser aplicada em 2017.
A invasão da faixa exclusiva de ônibus é uma infração gravíssima, sujeita a multa de R$ 293,47 e sete pontos na CNH.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Piracicaba recebe Feirão Casa Paulista com descontos de até R$ 68 mil
Limeira abre inscrições para curso de informática básica; veja como se inscrever