- Publicidade -
CotidianoOnda de calor deve durar ainda mais no estado de SP; veja nova previsão

Onda de calor deve durar ainda mais no estado de SP; veja nova previsão

Sistema que já atua sobre a região deve se intensificar e elevar os termômetros por mais tempo

- Publicidade -

A onda de calor que já atua no estado de São Paulo, e em boa parte do país, deve durar até a última semana do mês. Em atualização, o Climatempo informou que o sistema vai se intensificar nos próximos dias, estendendo-se até 24 de fevereiro.  

Onda de calor mais intensa e duradoura no estado de SP  

Conforme o mapa acima, a onda de calor será restrita às áreas em vermelho, onde as temperaturas permanecerão pelo menos 5°C acima da média por cinco dias consecutivos. O estado de São Paulo inteiro se enquadra nessa classificação.   

Já nas áreas em laranja, o calor será intenso, com temperaturas elevadas entre 3°C e 5°C acima da média, mas sem atingir os critérios para ser classificado como onda de calor.  

O Climatempo explica que não é possível definir um pico da onda de calor, já que ela não acontece de forma homogênea em todas as regiões.   

“Algumas áreas aquecem mais rápido do que outras, influenciadas pela geografia local e pelas diferenças climáticas regionais. No entanto, ao longo da próxima semana, a tendência é de uma elevação mais generalizada das temperaturas em todas as áreas afetadas”, informa.   

E a chuva?   

Apesar do calor intenso, a chuva ainda deve ocorrer nos próximos dias no estado de São Paulo. Campinas recebeu hoje (13) um alerta severo da Defesa Civil para chuva forte com raios e vento.  

A passagem de uma frente fria pela costa da região aumenta o risco para chuvas intensas nesta sexta-feira (14), segundo os meteorologistas da Defesa Civil do Estado de São Paulo. As chuvas serão generalizadas por todo o estado, mas terão maior intensidade nos municípios da faixa leste (o que inclui a Grande São Paulo, Litoral e Vale do Paraíba), além das regiões de Campinas e Sorocaba. Já no Vale do Ribeira as condições são de chuva mais intensa e volumosa.  

Este cenário irá persistir até sábado (15), pois a frente fria também deve canalizar a umidade da Amazônia em direção ao estado de São Paulo. Essa frente fria, no entanto, não terá força suficiente para reduzir drasticamente as temperaturas, principalmente no Interior paulista. Com isso, a sensação de calor continuará. Somente na faixa Leste haverá ligeira redução das temperaturas máximas, em razão de uma maior presença de nebulosidade.  

- Publicidade -

No domingo (16) o risco para chuvas diminui e São Paulo volta a registrar altas temperaturas em todas as regiões do estado, ainda conforme previsão da Defesa Civil. 

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Rio Piracicaba terá edição de Passeio a Remo; veja como participar

Cinema ao ar livre exibe “Moana” de graça em Piracicaba; veja local

- Publicidade -
Vitória Silva
Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas