- Publicidade -
CotidianoOnda de calor: Prefeitura vai distribuir 1,5 mil copos de água para moradores em situação de rua

Onda de calor: Prefeitura vai distribuir 1,5 mil copos de água para moradores em situação de rua

Distribuição será voltada para a população em situação de rua; atualmente durante onda de calor que atinge região

- Publicidade -

A Prefeitura de Campinas vai iniciar, a partir desta segunda-feira (17), a Operação Altas Temperaturas, em razão da onda de calor que atinge a região, com a intensificação da distribuição de água para a população em situação de rua pelas vias da cidade.

De acordo com o Executivo, a Sanasa (Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento) fornece atualmente 900 copos de água por semana para o serviço SOS Rua e passará a oferecer 1,5 mil.

Operação Altas Temperaturas e onda de calor

A Operação Altas Temperaturas foi adotada em função da onda de calor na cidade e prosseguirá até a melhoria das condições climáticas. A ação é uma parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, em parceria com a Sanasa.

“A Operação Altas Temperaturas reforça o compromisso da Prefeitura de Campinas em garantir dignidade e cuidado às pessoas em situação de rua. Além da intensificação das abordagens do SOS Rua, ampliamos a distribuição de água em parceria com a Sanasa, porque sabemos que o acesso à hidratação é essencial diante das altas temperaturas. Nosso objetivo é assegurar que essa população receba acolhimento e proteção, especialmente nos períodos mais críticos”,

declarou Vandecleya Moro, secretária de Desenvolvimento e Assistência Social.

Ações voltadas à população em situação de rua

Além da ação voltada à minimizar os impactos da onda de calor, a Prefeitura de Campinas mantém uma série de ações para acolher e promover a autonomia da população em situação de rua. São elas:

SOS Rua
O SOS Rua (Serviço de Abordagem Social de Rua) é responsável pelo contato com a população em situação de rua. As equipes percorrem diariamente, durante todo o ano, toda a cidade, tanto a região central quanto os demais bairros, e oferecem abrigo e serviços públicos.

Operação Inverno
Todo ano, entre 1º maio e 30 de setembro, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos promove a Operação Inverno, serviço de acolhimento a pessoas em situação de rua no município por meio do SOS Rua. O objetivo é acolher essas pessoas e, se elas aceitarem, as encaminhar aos serviços da rede de proteção, de assistência social e de saúde do município.

Mão amiga
Tendo como objetivo promover a reinserção social por meio da qualificação profissional de pessoas em situação de rua, o Mão Amiga oferece, durante o curso, uma bolsa de R$ 1.351,90, e dura de 12 a 24 meses.

- Publicidade -

Bagageiro Municipal
Inaugurado em abril de 2020, o Bagageiro Municipal está localizado na Vila Industrial. O serviço nasceu de uma reivindicação da população em situação de rua e contribui para diminuir a perda de documentos e de outros objetos de uso cotidiano.

Operação “Amigos no trecho”
Iniciada em 1º de julho de 2021, trata-se de um serviço 24 horas que, ao identificar um morador em situação de rua nas estradas, aborda, identifica-o e oferece acolhimento no albergue municipal. Nenhuma morte de andarilho foi registrada desde o início das operações.

Distribuição de refeições

Recâmbio
O Recâmbio de Migrantes é um programa da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos cujo propósito é garantir o retorno seguro de pessoas socialmente vulneráveis a seus locais de origem.

Centros POP Sares unidade 1 e unidade 2
São equipamentos públicos que ofertam atendimento especializado para pessoas em situação de rua. As ações desenvolvidas são: acolhida; escuta qualificada e compreensão do contexto familiar e social dos usuários; orientação sobre documentação pessoal; compreensão da complexidade e da dimensão social que perpassa a situação de rua; incentivo à participação social dos usuários e a defesa de direitos e oferta de cuidados de higiene, vestuário e alimentação.

Casas de passagem
As casas de passagem em Campinas acolhem pessoas em situação de rua, oferecendo espaço transitório de moradia para a construção do processo de saída das ruas. Oferece cuidados de higiene, saúde, alimentação, vestuário, documentação e convivência. A prefeitura tem duas casas de passagem: Nossa Casa e Casa Efraim. Cada uma tem 25 vagas, totalizando 50.

Abrigos e albergues
Samim, Casa Antônio Fernando dos Santos, Casa Juninho, Casa Amigos de São Francisco de Assis e Casa de Apoio Santa Clara.

Consultório na rua
Por meio de um veículo adaptado que percorre diversas áreas da cidade, o Consultório na Rua oferece cuidados em saúde a essas pessoas em seus próprios contextos de vida. É composto por duas equipes multidisciplinares que contam com médicos, psicólogos, assistentes sociais, auxiliares de enfermagem, enfermeiros e redutores (pessoas que trabalham com a política de redução dos danos causados pelas drogas). O foco do atendimento é voltado para doenças ou condições que mais atingem os moradores em situação de rua, como tuberculose, alcoolismo e combate ao crack e outras drogas. Orienta essa população sobre doenças, como as sexualmente transmissíveis e hepatites. Realiza curativos, testes de diabetes e medição de pressão.

Programa Recomeço
O Programa Recomeço é um programa do governo do Estado de São Paulo que visa promover ações de prevenção, tratamento, reinserção social, controle e requalificação dos territórios degradados e acesso à justiça e à cidadania para pessoas com problemas decorrentes do uso de substâncias psicoativas, especialmente o crack. O programa oferece serviços de acolhimento voluntário e transitório em comunidades terapêuticas, repúblicas e casas de passagem, além de articulação com a rede de saúde e assistência social.

Combate ao trabalho infantil

A Prefeitura desenvolve, por meio da entidade cofinanciada Movimento Vida Melhor, uma contínua ação de combate e enfrentamento ao trabalho infantil. A ação inclui a realização de cursos profissionalizantes para crianças e adolescentes encontrados nessa situação.

Casa da Gestante
A Casa da Gestante de Campinas é um serviço de saúde que abriga e oferece cuidados a mulheres grávidas, puérperas e seus filhos que vivem em situação de vulnerabilidade social, inclusive mulheres em situação de rua.

Caminhos para o Futuro
O projeto oferece diversos serviços, como Cadastro Único, abrigo, vales para o Bom Prato, atendimento do Centro Pop, Programa Recomeço, atendimentos do Consultório na Rua e encaminhamentos para o Caps (Centro de Atenção Psicossocial).

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Moradores de Capivari atingidos pela enchente podem sacar FGTS por calamidade

Nova frente fria aumenta risco de chuva na região de Piracicaba

- Publicidade -
Giovanna Peterlevitz
Giovanna Peterlevitz
Repórter no ACidade On Campinas. Tem experiência na cobertura de grandes factuais nacionais e internacionais, nas diversas áreas de jornalismo. Já atuou em direção de imagens, edição de vídeo, produção, reportagem, redação e edição de textos e também na apresentação de telejornais e programas de entrevista.
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas