A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (12) a Operação Coffee Break, que apura supostas práticas ilegais em licitações públicas em municípios do interior paulista. A investigação conta com o apoio da CGU (Controladoria-Geral da União) e da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
Ao todo, foram cumpridos 50 mandados de busca e apreensão, sendo 19 na região de Campinas e 8 na de Piracicaba. Além disso, seis mandados de prisão preventiva foram expedidos — três na região de Campinas e um na de Piracicaba.
Segundo a apuração da EPTV, Campinas, Piracicaba, Hortolândia, Limeira e Sumaré estão entre as cidades onde as ações ocorreram.
Os alvos da operação poderão responder pelos crimes de corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitação, lavagem de dinheiro, contratação direta ilegal e organização criminosa.
Veja o que dizem as prefeituras
Hortolândia
“A Prefeitura de Hortolândia informa que a diligência da Polícia Federal realizada na manhã desta quarta-feira (12/11), trata-se de apuração sobre denúncias em processo de licitação. Salientamos que a Administração Municipal está à disposição dos órgãos se segurança para colaborar com as apurações”.
Sumaré
“A Prefeitura de Sumaré informa que recebeu, na manhã desta quarta-feira (12/11), equipe da Polícia Federal para o cumprimento de mandado de busca e apreensão expedido pela 1ª Vara Federal de Campinas, em investigação conduzida pelo Ministério Público Federal.
O procedimento tem como foco contratos firmados em 2020, referentes à gestão anterior, e não diz respeito a contratos celebrados pela atual administração.
O Executivo Municipal reforça que está colaborando de forma plena com as autoridades competentes, disponibilizando toda a documentação e informações solicitadas, com transparência e total respeito à legalidade.
Ressalta-se que a medida possui caráter exclusivamente investigativo, sem qualquer conclusão ou juízo de valor sobre eventuais responsabilidades.
A Prefeitura de Sumaré reafirma seu compromisso com a ética, a transparência e a boa gestão dos recursos públicos, mantendo o funcionamento normal de todos os serviços à população”.
**Reportagem em atualização
*Com informações da EPTV Campinas
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
8º Santa Bárbara Off Road acontece neste final de semana; confira a programação
Professor é afastado após agredir e ameaçar aluno autista de 11 anos em escola estadual na região