- Publicidade -
CotidianoOperação descobre esquema de falsificação de bebidas importadas em Campinas

Operação descobre esquema de falsificação de bebidas importadas em Campinas

Policiais do Deic descobriram um esquema de falsificação de bebidas destiladas, principalmente de uísque importado

- Publicidade -

Policiais do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais) descobriram um esquema de falsificação de bebidas destiladas, principalmente de uísque importado, que operava nas cidades de Campinas e Cosmópolis. Uma operação foi montada e na manhã de hoje (21), os policiais cumpriram mandados de busca e apreensão em nove endereços – sete em Cosmópolis e dois em Campinas.


Como funcionava o esquema de falsificação de bebidas?


A falsificação de bebidas envolvia a produção de bebidas falsas e o seu envase em garrafas com rótulos de marcas famosas. Os produtos eram vendidos tanto pela internet quanto em estabelecimentos comerciais.


Em Campinas, um dos locais flagrados pelos policiais foi um imóvel na Avenida Armando Mário Tozzi, no Jardim Lisa, onde foram encontrados cerca de seis mil produtos, incluindo garrafas cheias e vazias, tampas, rótulos e selos federais de IPI (Imposto sobre Produto Industrializado), além de galões com líquidos para a mistura da bebida. Os policiais também descobriram uma estrutura para o envase de garrafas, principalmente de uísque importado.

A descoberta desse esquema faz parte de uma operação realizada por policiais da 1ª DIG (Delegacia de Investigações Gerais) no setor antipirataria. A equipe investiga crimes contra a propriedade intelectual.


“Fizemos um levantamento e com o auxílio do Mercado Livre que contribuiu conosco com algumas informações, iniciamos essa operação com o cumprimento de mandado de busca em nove locais em Campinas e Cosmópolis por conta da comercialização e produção de bebidas falsificadas. Nesses cumprimentos de mandados nos tivemos êxito em encontrar em três dos locais produtos destinados a essa falsificação de bebidas prontas”, afirmou o delegado Wagner Carrasco da 1ª Delegacia do Deic.

Segundo o delegado, em três dos endereços, dois em Campinas e um em Cosmópolis, foram encontrados bebidas falsificadas ou então material usado na falsificação dessas bebidas. “Ainda não sabemos o grau de ligação entre esses lugares, mas eles se conheciam. Alguns deles tinham vinculo de parentesco ou mesmo de transações efetuadas entre eles e eles se conheciam e se ligavam de alguma forma”, afirmou o delegado.

- Publicidade -

“Nos locais, encontramos essências de produtos que eles juntam com a parte alcoólica e faziam essa bebida destilada e envasava em garrafas de bebidas conhecidas, de renome. Eram comercializadas como bebidas destiladas conhecidas, como originais. Eles faziam a comercialização dessas bebidas de diversas maneiras, entre elas também pela internet e de forma física”, completou.

A polícia ainda não tem as informações completa do material apreendido que será levado para São Paulo onde passará por perícia. Ninguém foi detido, segundo a polícia.

Com informações de Wesley Justino/Eptv Campinas

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO TUDO EP
Frente fria vai trazer chuva para SP? Veja previsão do tempo

Que horas começa o equinócio de Outono em 2024?

- Publicidade -
Luciana Félix
Luciana Félixhttps://www.acidadeon.com/campinas/
Supervisora de conteúdo digital do acidade on e do Tudo EP. Entrou no Grupo EP em 2017 como repórter do acidade on Campinas, onde também foi editora da praça. Antes atuou como repórter e editora do jornal Correio Popular e do site do Grupo RAC. Também atuou como repórter da Revista Veja, em São Paulo.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -