Uma operação contra o furto e a receptação de fios de cobre mobilizou, na manhã desta quarta-feira (21), as Guardas Municipais de 20 cidades da região metropolitana de Campinas. Ao todo, foram apreendidos cerca de 500 kg de fios com origem ilícita, além de armas e drogas. Duas pessoas foram presas em flagrante.
A ação marca a primeira atuação coordenada pelo recém-inaugurado CIM (Centro de Inteligência Metropolitano), que tem como objetivo integrar os núcleos de inteligência das Guardas para reforçar o combate ao crime em nível regional.
84 estabelecimentos fiscalizados em operação que apreendeu fios de cobre
As equipes realizaram fiscalizações em 84 estabelecimentos suspeitos de receptação. Em vários locais foram encontradas fiações furtadas, e os responsáveis foram conduzidos às delegacias das respectivas cidades para prestar esclarecimentos.
Em Campinas, foram vistoriados 11 locais, com apreensão de 229 kg de fios de cobre. Dois suspeitos foram conduzidos à delegacia, sendo um deles preso em flagrante.
Em Hortolândia, a operação passou por dois estabelecimentos, onde foram apreendidos 103 kg de fios. Um suspeito foi detido e outro, preso.
Já em Indaiatuba, três locais foram fiscalizados, com a apreensão de 71 kg de material. Em Jaguariúna, seis estabelecimentos foram alvos de vistoria, totalizando 31,4 kg de fios apreendidos e duas pessoas levadas à delegacia.
Cooperação regional contra o crime
A operação conjunta envolveu as Guardas Municipais de Americana, Artur Nogueira, Campinas, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Morungaba, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara d’Oeste, Santo Antônio de Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo.
O que é o CIM e qual sua finalidade na segurança?
Com o objetivo de reduzir a criminalidade, Campinas é a primeira cidade do Brasil a contar com um CIM voltado para a segurança pública.
O centro tem como principal objetivo aprimorar a segurança na RMC por meio do compartilhamento de informações em tempo real entre as Guardas Municipais das 20 cidades da região. A iniciativa também permitirá o planejamento de operações conjuntas para coibir crimes e fortalecer as forças de segurança locais.
O CIM funcionará por meio de um núcleo de inteligência integrado, focado nas seguintes frentes de atuação:
- Compartilhamento de dados em tempo real
- Planejamento de operações conjuntas
- Criação de forças-tarefa: De acordo com as necessidades de cada cidade, grupos específicos serão formados para atuar em situações críticas.
*Com informações da EPTV Campinas
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Cidades da região ampliam vacinação contra gripe para toda a população acima de 6 meses
Piracicaba participa do Dia do Desafio da Unesco com atrações gratuitas