Uma operação da Polícia Civil de Campinas prendeu cinco pessoas suspeitas de participação em um esquema criminoso responsável pelo desvio de R$ 700 mil. Ao todo, nove mandados de prisão temporária e 11 de busca e apreensão da “Operação Cashback” foram cumpridos nas cidades de Atibaia, Jundiaí e Vinhedo nesta quinta-feira (16).
LEIA TAMBÉM
Carnaval em Campinas terá blitze conjuntas contra embriaguez ao volante
Campinas prevê renovação de frota completa de ambulâncias do Samu em maio
De acordo com a corporação, foram apreendidos dois veículos, quatro notebooks, seis aparelhos celulares, além de dinheiro em moedas nacional e estrangeira, além de documentos. A investigação aponta que há um suspeito relacionado ao Detran-SP nos esquemas.
Segundo a Polícia Civil, a investigação teve início em julho de 2021, quando uma funcionária pública federal foi vítima do grupo e teve documentos fraudados. Na ocasião, a quadrilha acessou o Sistema de Gestão de Pessoas do Governo Federal e obtive informações e documentos que permitiram a abertura de contas em instituições financeiras, onde levantaram pelo menos R$ 700 mil.
A equipe do 2º Distrito Policial de Campinas investiga os crimes de estelionato, uso de documentos falsos, corrupção ativa e passiva, inserção de dados falsos em sistemas de informação, lavagem de dinheiro e associação criminosa.
LEIA MAIS
Alimentação e combustível representam 41% do orçamento dos brasileiros