O motorista que costuma utilizar a Avenida Orosimbo Maia, na região central, de Campinas, deve ficar atento. A via terá, a partir de hoje (30), mais 1,35 km de faixas exclusivas para ônibus do transporte coletivo.
Segundo a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), serão 515 metros no sentido bairro- centro da avenida, na faixa da direita, no trecho entre a Rua Dr. José de Campos Novaes e a Avenida Brasil; e outros 835 metros, na pista externa da avenida, na faixa da direita, no trecho entre a Avenida Brasil até a Rua Dr. Delfino Cintra.
A Orosimbo já possui faixa exclusiva, na pista interna, no trecho entre a Brasil até a Delfino Cintra.
NOVO TRECHO
A nova faixa somente para os ônibus faz ligação com a faixa implantada em outubro, na pista externa da Avenida Senador Saraiva, que deixou ser preferencial e virou exclusiva, entre a Barreto Leme até o Viaduto Cury.
Com a implantação, Campinas atinge 22,55 km de faixas inteiramente dedicadas ao transporte público coletivo. Em 2021, já foram 2,85 km de faixas exclusivas implantadas, crescimento de 14,2%, segundo levantamento da Emdec.
PUNIÇÕES
Vale lembrar que, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no Artigo 184, transitar indevidamente nas faixas exclusivas é infração de trânsito gravíssima, que gera sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH); e aplicação de multa no valor de R$ 293,47.
Já as faixas preferenciais podem ser utilizadas por outros veículos, desde que respeitem a preferência do transporte público coletivo de passageiros.
MAIS LOCAIS
Além da Avenida Orosimbo Maia, também receberam o equipamento a Avenida Júlio de Mesquita (600 metros, entre as vias Irmãos Bierrembach e Benjamin Constant); a Rua General Osório (300 metros, entre as avenidas Francisco Glicério e Anchieta); e a Avenida Senador Saraiva (550 metros na pista externa, entre a Rua Barreto Leme e o Viaduto Miguel Vicente Cury).
O presidente da Emdec, Ayrton Camargo e Silva, afirmou que é necessário deixar o transporte mais competitivo. “Nosso foco é priorizar e privilegiar o transporte coletivo. As faixas exclusivas são facilitadores para melhorar a qualidade da operação. Estamos empenhados em tornar o transporte público mais eficiente, competitivo e atraente, para que a cidade dependa, cada vez menos, do uso do automóvel e dos meios motorizados individuais para os deslocamentos.”
Ônibus na Orosimbo Maia
Pela Avenida Orosimbo Maia, no trecho entre a Rua Dr. José de Campos Novaes e a Avenida Brasil, no sentido bairro-centro, circulam 10 linhas de ônibus.
São elas:
– 211 – Terminal Campo Grande;
– 260 – Nova Aparecida;
– 345 – Carlos Lourenço/Cidade Judiciária;
– 353 – Alphaville/Jardim Miriam;
– 356 – Parque dos Alecrins;
– 359 – Esmeraldina/Cidade Judiciária;
– 369 – Parque Imperador;
– 371 – Shopping Dom Pedro/Parque Prado;
– 375 – Alphaville Dom Pedro; e
– 380 – Cambuí/Terminal Central.
Juntas, elas transportam em torno de 47,9 mil passageiros por dia; e somam 92 ônibus vinculados à frota. São em torno de 48 ônibus circulando no trecho por hora.
Já pela Avenida Orosimbo Maia, na pista externa, no trecho entre a Avenida Brasil e a Rua José Paulino, também no sentido Centro, circulam 16 linhas de ônibus.
São elas:
– 154 – Terminal Vila União;
– 211 – Terminal Campo Grande;
– 212 – Terminal Campo Grande;
– 224 – Residencial Sírius;
– 229 – Jardim Florence;
– 264 – Padre Anchieta;
– 310 – Vila Olímpia;
– 313 – CDHU Amarais;
– 316 – Parque Cidade;
– 318 – Jardim Mirassol;
– 330 – Unicamp;
– 333 – Terminal Barão Geraldo;
– 351 – PUCC; 366 – Vila Orosimbo Maia;
– 380 – Cambuí/Terminal Central; e
– 396 – Sousas.
As linhas transportam 72,7 mil passageiros por dia; e somam 124 veículos vinculados a frota. São em torno de 83 ônibus por hora, no trecho.
MAIS SOBRE AS FAIXAS EXCLUSIVAS
Campinas possui 4,3 mil quilômetros de vias, sendo que em 32% do sistema viário o correspondente a 1,4 mil quilômetros existe a circulação de ônibus do transporte público. Porém, nesse conjunto de vias onde os ônibus circulam, em torno de 1,6% conta com faixas exclusivas.