Duas funcionárias do CS (Centro de Saúde) Itajaí, em Campinas, foram agredidas por uma paciente na manhã desta segunda-feira (17). A confusão começou depois que a mulher chegou à unidade após o horário limite para a coleta de exame de sangue e não aceitou a negativa do atendimento.
Segundo a secretaria de Saúde, a paciente insistiu para ser atendida, o que comprometeria a rotina de exames e consultas do CS. Durante a discussão, a mulher tentou filmar outras pessoas na unidade sem autorização, chutou móveis e equipamentos. Em meio ao tumulto, a porta de um dos armários atingiu a mão de uma funcionária, causando ferimento, enquanto outra foi empurrada.
A coordenadora do centro e uma psicóloga tentaram acalmar a paciente, mas não conseguiram. A Guarda Municipal foi acionada e conduziu a mulher à 2ª Delegacia Seccional, onde o caso foi registrado como lesão corporal. A paciente foi liberada em seguida.
Atendimento mantido no Centro de Saúde
Apesar do ocorrido, a secretaria de Saúde informou que nenhum atendimento foi afetado. As funcionárias agredidas receberam acolhimento da gestão e foram incluídas no programa Cuidando do Cuidador, que oferece suporte psicossocial para profissionais da rede municipal. A Pasta também afirmou que entrará em contato com a paciente para reagendar a coleta do exame.
Medidas contra a violência
A Prefeitura de Campinas criou, em outubro de 2023, o Comitê Permanente de Orientação e Prevenção à Violência, com participação das secretarias de Saúde, Gestão e Desenvolvimento de Pessoas e Segurança Pública. O grupo avalia e implementa ações de prevenção contra agressões a trabalhadores da Saúde, com reuniões mensais.
Desde 2008, o programa Cuidando do Cuidador oferece acolhimento individual aos servidores da Saúde, focando na prevenção, proteção e suporte.
A secretaria também destacou que as constantes contratações de profissionais desde 2021, com cerca de 2 mil novos servidores, têm ajudado a reduzir o tempo de espera e, consequentemente, a quantidade de conflitos nas unidades municipais.
A secretaria de Saúde de Campinas reafirmou o repúdio a qualquer forma de violência e a solidariedade às funcionárias agredidas.
*Com informações da EPTV Campinas
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Motorista morre após bater carro em traseira de caminhão em rodovia
Filhotes de cachorros resgatados podem ser adotados em Limeira