- Publicidade -
CotidianoParque das Águas, em Campinas, ficará fechado por 60 dias para obras

Parque das Águas, em Campinas, ficará fechado por 60 dias para obras

Desassoreamento das duas lagoas estão entre obras realizadas no local, instalado no Parque Jambeiro

- Publicidade -
Prefeitura faz desassoreamento das lagoas do Parque das Águas. (Foto: Divulgação/PMC)
Prefeitura faz desassoreamento das lagoas do Parque das Águas. (Foto: Divulgação/PMC)

 

A partir desta segunda-feira (26), o Parque das Águas, no Parque Jambeiro, ficará fechado por cerca de 60 dias. Diversas obras vão ser realizadas pela secretaria de Serviços Públicos no local. Os trabalhos estão previstos em R$ 560 mil. Entre as obras estão:

  • Desassoreamento das duas lagoas 
  • Construção de uma passagem de pedra ligando a margem à pequena ilha
  • Recuperação do quiosque da ilha
  • Troca e ampliação do alambrado 
  • Nova iluminação.

De acordo com a Prefeitura de Campinas, a medida foi tomada para garantir a segurança dos visitantes. Os trabalhos tiveram início em agosto e como são utilizados grandes caminhões, máquinas pesadas, além da movimentação de terra, a Administração resolveu interditar o parque para evitar acidentes.  

 

 

LEIA MAIS

Vídeo mostra homem furtando carrinho de bebê e cafeteira de imobiliária em Campinas

- Publicidade -

Criança de 3 anos morre engasgada com jabuticaba

 

 

DESASSOREAMENTO

As duas lagoas que existem no parque vão passar por obras de desassoreamento, remoção de lodo depositado nos fundos, carregado por águas de chuvas por meio das galerias de águas pluviais. Esse trabalho é necessário para que se mantenha a oxigenação da água e garanta a preservação da vida aquática.

Também será feito o trabalho de retirada de flores de lótus, que estão na lagoa maior. A planta exótica, que tem raízes grossas e profundas, está há anos no local e como o trabalho de retirada dela é complexo, só é possível com a obra de desassoreamento.

A lagoa maior tem 15 mil metros quadrados e está em obras desde o dia 22 de agosto. Devem ser retirados cerca de 60 mil metros cúbicos de sendimentos, equivalente a 102 mil toneladas. A lagoa, que já teve uma ponte, vai receber uma passagem que liga a margem à ilha central, que tem um quiosque que será revitalizado. A estrutura é um dique de pedras, de 40 metros de extensão e sete metros de largura.

As obras na lagoa menor, que tem cerca de 2 mil metros quadrados, começaram em julho e já foram concluídas em agosto. Foram retirados 8 mil metros cúbicos de sedimentos, aproximadamente 13,6 mil toneladas.

O PARQUE

Inaugurado em 2007, o Parque das Águas fica na Av. Paulo Corrêa Viana, 438, Parque Jambeiro. O espaço é amplo, com dois lagos, centro de visitas, playground, pistas para caminhada, academia da terceira idade e locais para a prática de ginástica e yoga. Em 2017, o parque foi revitalizado a um custo de R$ 670 mil.

 

LEIA TAMBÉM

Mega-Sena acumula e vai sortear cerca de RS 200 milhões na quarta
 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -