Fechado para obras desde setembro do ano passado, o Parque das Águas, em Campinas, volta a receber visitantes a partir deste sábado (10). De acordo com a Prefeitura, o funcionamento será diário, entre 6h e 20h. Com isso, a cidade tem agora 18 parques abertos e outros sete continuam fechados (veja mais abaixo).
Localizado na Avenida Paulo Corrêa Viana, 765, no Parque Jambeiro, o espaço público foi interditado no dia 26 de setembro, quando a previsão inicial para a conclusão da reforma era de 60 dias. Uma série de imprevistos, porém, obrigou o município a prosseguir com as intervenções por pouco mais de seis meses. Entre eles, as chuvas fortes entre o final do ano passado e o começo deste ano.
Além do desassoreamento das duas lagoas do local, também foram feitas a contenção dos taludes, a construção de uma passagem de pedra que interliga a margem e uma pequena ilha e as trocas e a ampliação do alambrado e da iluminação. Ao todo, segundo o município, foram gastos R$ 3 milhões. O trabalho também incluiu a poda de árvores que apresentavam riscos de queda.
LEIA MAIS
Campinas deve ter clima ameno neste sábado; veja a previsão
Veja as festas juninas da Rota do Arraiá na região de Campinas (9 a 13 de junho)
DRAGAGEM E LIMPEZA
O diretor do DPJ (Departamento de Parques e Jardins), Luis Claudio Nogueira Mollo, detalha que a segurança também motivou a interdição da área. “O mais caro foi a dragagem dos dois lagos, onde a gente trabalhou por quatro meses. Saíram aproximadamente 3 mil caminhões de lodo e barro. Árvores com riscos foram retiradas e vão ser plantadas 3 mil mudas de árvores”, disse à EPTV.
As obras envolveram a reforma da academia e a pintura e o acabamento das estruturas. A conclusão fez com que uma área de 10 mil metros quadrados fosse incorporada à urbanização, totalizando 100 mil metros quadrados. Mas segundo o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, as intervenções também serviram para limpar as galerias pluviais e auxiliar na oxigenação da água.
“A obra de desassoreamento das lagoas do Parque das Águas teve como objetivo remover o lodo depositado nos fundos, carregado pelas águas de chuvas por meio das galerias de águas pluviais, daquela microbacia hidrográfica”, explica.
O PARQUE
Inaugurado em 2007, o Parque das Águas possui ainda um centro de visitas, playground, pistas para caminhada, academia da terceira idade e locais para a prática de ginástica e yoga. O local agora conta com brinquedos novos, academia reformada, e a área total também foi ampliada de 90 mil m² para 100 mil m².
OUTROS PARQUES
Ao contrário dos parques de Campinas que foram fechados em janeiro por causa da morte de uma menina de 7 anos no Taquaral e do risco de queda de árvores, o Parque das Águas foi fechado meses antes e foi um dos últimos a reabrir. Veja:
Parques abertos
- Bosque dos Italianos (Praça Samuel Wainer), Guanabara;
- Bosque São José (Praça Samuel Wainer), Vila Lemos;
- Lago do Café, no Parque Taquaral;
- Parque dos Guarantãs;
- Lagoa do Taquaral (Parque Portugal), no bairro Parque Taquaral;
- Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim, na Vila Brandina;
- Lagoa do Jambeiro (Praça José Ferreira de Toledo), no Parque Jambeiro;
- Parque Ecológico Benevenutto Tilli, no Jardim São Domingos;
- Praça da Juventude Alessandro Monare, no DIC 5;
- Parque Linear do Capivari (Parque Linear José Mingone), no Jardim Capivari;
- Bosque Ferdinando Tilli, no Parque Valença;
- Bosque dos Cambarás, no DIC 5;
- Parque Dom Bosco, no Vida Nova;
- Bosque da Mata, no Parque São Jorge;
- Bosque Santa Bárbara, no Parque Santa Bárbara;
- Parque Ecológico Hermógenes de Freitas Leitão, Barão Geraldo
- Pedreira do Chapadão (Praça Ulysses Guimarães), no Jardim Chapadão
- Parques das Águas, no Parque Jambeiro;
Parques fechados
- Bosque dos Jequitibás, no bairro Bosque;
- Bosque Ythzak Rabin, no Jardim Madalena;
- Bosque Chico Mendes, no Parque São Quirino;
- Bosque Augusto Ruschi, no DIC 1;
- Bosque dos Alemães (Praça João Lech Júnior), no Guanabara;
- Parque Luciano Valle, na Vila União;
- Bosque dos Artistas, no Swift
LEIA TAMBÉM
Mais de 43 milhões de pessoas já se vacinaram contra gripe no Brasil