Um posto de atendimento exclusivo para casos de gripe foi inaugurado pela Prefeitura de Paulínia nesta terça-feira (4) na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Centro. A medida tem como objetivo reduzir a demanda do Hospital Municipal, que só ontem (3), realizou 1.150 atendimentos de urgência e emergência.
O novo posto possui uma equipe para atendimento pediátrico e de adultos, com dois médicos, duas enfermeiras e duas técnicas de enfermagem.
O posto atenderá pacientes encaminhados pelo Hospital Municipal, com sintomas leves. De acordo com o secretário de Saúde, Fábio Alves, a expectativa é de que o posto atenda, em média, 200 pacientes por dia.
“Neste momento de surto gripal, tomamos essa medida como aporte para desafogar o Pronto-Socorro Infantil e Adulto e a Unidade Respiratória do Hospital Municipal”, comentou o secretário.
Segundo a secretaria de Saúde, somente na segunda-feira (3), o HM registrou o atendimento de 1.150 pacientes em urgência e emergência.
O posto de atendimento exclusivo para casos de gripe está localizado na Rua Presidente Costa e Silva, 444, no bairro Nova Paulínia. O horário de funcionamento é de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h.
PLANO EMERGENCIAL
Um plano emergencial para atenção ao surto gripal foi estabelecido na última semana pela secretaria de Saúde.
Segundo a Prefeitura, entre as medidas, houve a ampliação do quadro de profissionais do Hospital Municipal para garantir agilidade no atendimento à população.
Além disso, a recomendação da Saúde é que os moradores procurem as Unidades Básicas de Saúde mais próximas para o atendimento de crianças e adultos com sintomas gripais.
“Importante ressaltar que as outras nove UBS’s do município estão preparadas para fazer a intervenção de acolhimento de crianças e adultos com sintoma gripal”, reforçou o secretário.