A Polícia Científica segue realizando, na manhã desta terça-feira (13), a perícia na área onde o avião da Voepass caiu na última sexta-feira (9), no condomínio Recanto Florido, em Vinhedo. A retomada dos trabalhos de varredura, que incluem fotometria e escaneamento com drones, ocorreu após a descoberta de material genético no local do acidente.
Inicialmente, o Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) havia concluído a investigação e a remoção parcial da aeronave, permitindo que a empresa contratada pela Voepass iniciasse o resgate de bagagens e a limpeza do terreno. No entanto, esses trabalhos foram interrompidos após a detecção de novo material genético na área do acidente.
De acordo com a Polícia Científica, o “remanescente humano” encontrado foi fotografado, coletado e enviado ao IML (Instituto Médico Legal) Central de São Paulo para auxiliar na identificação das vítimas.
A Defesa Civil informou que o objetivo das novas vistorias é tanto a identificação das vítimas quanto a apuração das causas do acidente. Além disso, o Cenipa realizou uma nova inspeção no local ontem (12), a pedido das autoridades francesas, que estão colaborando com a investigação. O foco desta vistoria é encontrar um componente específico da aeronave ATR-72, fabricado na França.
Com a retomada da perícia no local, as atividades da companhia aérea no condomínio Recanto Florido foram temporariamente suspensas.
Pertences de vítimas serão entregues às famílias
Segundo a Defesa Civil de Vinhedo, depois de separados, os pertences pessoais das 62 vítimas vão passar por processo de descontaminação, catalogação e identificação, para serem entregues aos familiares dos quatro tripulantes e 58 passageiros.
Ainda, de acordo com o órgão, os trabalhos de retirada dos objetos e escombros no condomínio deveriam ser finalizados até quinta-feira (15), mas com a nova perícia os prazos foram cancelados.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Taxa de crianças sem registro de nascimento cresce 90% em Piracicaba
Semana começa mais gelada e sem previsão de chuva em Piracicaba