A Polícia Federal de Campinas executou dois mandados de busca e apreensão como parte de uma investigação que apura fraudes em pagamentos de benefícios do Governo Federal na manhã desta quarta-feira (11). As ordens, emitidas pela 1ª Vara Federal de Campinas, foram cumpridas em endereços residenciais nas cidades de São Paulo e Praia Grande, no litoral paulista. Além das buscas, a Justiça também autorizou o bloqueio de contas bancárias e valores pertencentes ao investigado.
Como iniciou a investigação sobre fraudes?
A investigação, iniciada em fevereiro de 2024, detectou, por meio do sistema Tentáculos da PF — que centraliza informações sobre fraudes eletrônicas bancárias —, que um morador de Hortolândia teria invadido e fraudado 47 contas da Caixa Econômica Federal, desviando cerca de R$ 35 mil entre maio e junho de 2020. Esses valores referem-se a benefícios pagos pelo Governo Federal, incluindo o auxílio emergencial.
Segundo a Polícia Federal, o suspeito utilizava máquinas de cartão de crédito da empresa em que trabalhava para simular pagamentos e retirar os valores das contas das vítimas. Ele também teria aberto contas bancárias em nome de terceiros para movimentar os recursos obtidos de forma ilícita.
O investigado poderá responder pelos crimes de furto mediante fraude e lavagem de dinheiro, cujas penas podem chegar a 18 anos de prisão.
Todo o material apreendido será encaminhado para a Delegacia da Polícia Federal em Campinas, onde a investigação, conduzida no âmbito da Operação Tentáculos, está em andamento.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Candidato à Prefeitura de Piracicaba, Barjas Negri, foca em educação e diz que prevenção de desastres no rio Piracicaba cabe ao Estado
Caminhão tanque perde freio e invade casa em Piracicaba