- Publicidade -
CotidianoPF faz operação contra lavagem de dinheiro do tráfico de drogas

PF faz operação contra lavagem de dinheiro do tráfico de drogas

Criminosos usavam comércios de água, mármores e turismo e também atuavam como agenciadores de jogadores

- Publicidade -

A PF (Polícia Federal) cumpriu nesta quinta-feira (23) 13 mandados de busca e apreensão para colher provas de crimes de lavagem de dinheiro em um esquema de tráfico internacional de drogas a partir do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. As ações aconteceram em quatro endereços da cidade, mas também foram realizadas em outros locais do Brasil e também de Portugal.

De acordo com o órgão, a investigação é resultado de outras seis fases e mira “o círculo financeiro de um dos principais investigados na utilização da logística” dos aeroportos internacionais de Viracopos e de Guarulhos “para enviar remessas de grande quantidade de drogas para a Europa”. O principal responsável pelo esquema está preso e já possui condenações pelos crimes.

A Polícia Federal afirma que as ações de hoje têm “por objetivo identificar bens obtidos com proventos oriundos das atividades da organização criminosa e outros envolvidos que tenham autorizado o uso de seus nomes para ocultá-los.” Entre as atividades econômicas usadas pelos criminosos estão comércios de água, mármores e turismo e também agenciamento de jogadores de futebol.

Detalhes dos alvos

Durante o cumprimento dos mandados em Campinas, os agentes da PF receberam o apoio de equipes do Baep (Batalhão de Ações Especiais) da Polícia Militar. Nas imagens compartilhadas pelos investigadores, é possível ver os policiais militares junto com policiais federais dentro de um imóvel verificando documentos e outras provas que foram colhidas dentro do local.

Na cidade, outra casa e dois endereços comerciais foram visitados. Em um deles, um carro foi apreendido. Em outro, a PF constatou que o estabelecimento não estava mais no nome do investigado. Além de Campinas, outros seis mandados foram cumpridos em dois municípios paulistas e também no Espírito Santo e Rio de Janeiro. Em Maia, Portugal, três mandados foram cumpridos.

Casal em Portugal

A Polícia Federal detalhou que as ações em Portugal. “Estes mandados foram autorizados pela 1ª Vara Federal de Campinas e chancelados pelo Tribunal de Maia, em desfavor de um casal de brasileiros residentes naquele continente e uma pessoa jurídica titularizada por ambos”, diz. O cumprimento é feito pela Polícia Judiciária de Portugal em conjuntos com peritos criminais portugueses e da PF.

- Publicidade -

“Os indícios até então colhidos pela Polícia Federal brasileira é que o casal matinha estreita ligação com o principal investigado e movimentaram milhões de reais a pedido deste. Além dos mandados de busca e apreensão, a Justiça Federal também autorizou o bloqueio de bens e valores encontrados em nome dos investigados”, complementa o órgão.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: bit.ly/3krPaDY

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294

LEIA TAMBÉM NO TUDO EP

Genro de Araraquara: mulher expõe traição do marido com o pai dela

Professora é demitida após assumir que beijou aluno de 14 anos

- Publicidade -
Leandro Las Casas
Leandro Las Casas
Graduado pela PUC-Campinas desde 2011, atua há 14 anos no Jornalismo, área na qual cobriu sete eleições, participou de grandes coberturas e esteve a frente de podcasts e projetos de assessoria. Começou a carreira na rádio CBN Campinas, onde foi estagiário, repórter e apresentador. No acidade on Campinas, assina matérias e reportagens de todas as editorias desde 2021.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -