A região do Pico das Cabras, no distrito de Joaquim Egídio, em Campinas, passou a contar com um reservatório de água de reúso para o combate de queimadas. O compartimento conta com capacidade para 100 mil litros e fica próxima à área que teve 120 hectares destruídos pelo fogo no ano passado – leia abaixo.
A estrutura é feita de fibra de vidro e foi instalada próxima à entrada do Observatório Municipal, local que também foi ameaçado pelas chamas que se alastraram pela mata. A queimada chegou ao museu aberto de astronomia e só foi controlada depois de cinco dias. O cenário de destruição assustou os moradores.
O reservatório vai servir para que o Corpo de Bombeiros tenha água para usar nos possíveis atendimentos de fogo na região do s. Além de representantes da corporação e de outros órgãos, a inauguração nesta sexta-feira (16) contou com a presença do prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos).
Queimada que destruiu Pico das Cabras foi provocada
Aqueimada de grandes proporções que atingiu a região do Pico das Cabras, em Campinas, em setembro de 2024 passou muito perto do entorno do Observatório Municipal Jean Nicolini, ponto turístico e muito tradicional do distrito de Joaquim Egídio. Ninguém ficou ferido, mas o trabalho exigiu esforço dos bombeiros.
Após o controle do fogo, a Polícia Ambiental multou em R$ 6.749.972,50 um homem suspeito de incendiar o local. A queimada foi provocada no dia 9 de setembro e consumiu uma área extensa da vegetação. Régis Cristian da Silva, de 47 anos, foi preso em flagrante em 10 de setembro pela suspeita de envolvimento.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Piracicaba recebe Feirão Casa Paulista com descontos de até R$ 68 mil
Limeira abre inscrições para curso de informática básica; veja como se inscrever