Um piloto, de 51 anos, morador de Valinhos, morreu na manhã desta segunda-feira (10) durante a queda de um avião de pequeno porte no aeroclube de Bauru. Igor Reis dos Santos estava na cidade para se apresentar no Arraia Aéreo, evento realizado no último fim de semana que também contou com a participação da Esquadrilha da Fumaça. A morte foi confirmada pela assessoria do evento.
Pessoas que estavam perto do local do acidente registraram o avião em chamas após a queda.
Entenda como aconteceu a queda do avião
Igor Reis era piloto profissional de acrobacias aéreas e estava retornando para casa depois de se apresentar no evento no sábado (8) e domingo (9), quando aconteceu a queda do avião. A aeronave em que ele estava era do modelo Acro Sport 2, com matrícula PP-XNB.
Segundo o boletim de ocorrência, o piloto tinha como destino Mogi Mirim, mas logo após a decolagem ocorreu uma falha mecânica na aeronave. Ele teria tentado retornar à pista e fazer um pouso emergencial, porém o avião caiu e, com o impacto da queda, houve explosão e a aeronave pegou fogo. Igor morreu no local.
O Corpo de Bombeiros foi acionado e controlou o fogo. As causas do acidente ainda serão investigadas. A Polícia Científica também esteve no local.
Em nota, o Seripa (Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), da FAB (Força Aérea Brasileira) informou que investigará o acidente e apresentará possíveis causas em um relatório preliminar que deve ser emitido em 30 dias.
“A conclusão da investigação terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes”, diz o texto.
Piloto recriou cena de Top Gun antes de morrer
Durante o Arraiá Aéreo, Igor Reis dos Santos havia participado de uma encenação que reproduz uma cena famosa do filme Top Gun. Na performance, a aeronave realizou um voo rasante bem próximo a uma moto, ambos em alta velocidade, em que percorreram todo o comprimento da pista.
Já em sua nona edição, o Arraiá Aéreo é um evento tradicional realizado em Bauru pela fundação do astronauta e senador Marcos Pontes (PL), que nasceu na cidade. A organização lamentou o ocorrido em nota.
“A Fundação Astronauta Marcos Pontes lamenta profundamente a perda do nosso amigo piloto acrosport Igor Reis, que teve um acidente hoje, segunda-feira, 10 de Junho de 2024, no aeroclube de Bauru enquanto retornava para sua sede. Ele participou de forma brilhante como voluntário no 9º Arraia Aéreo, que aconteceu durante o final de semana, 8-9 de junho no mesmo aeroclube. Sua alegria contagiante e sua disposição constante em ajudar causas sociais vai ficar marcada na nossa lembrança. Siga em paz, meu amigo, no seu grande voo”, disse.
*Com informações da EPTV Campinas
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Menino de 5 anos morre em acidente na Rodovia do Açúcar
Polícia apreende carga de pneus roubados avaliada em R$ 609 mil em Iracemápolis; suspeito é detido