A Polícia Militar Ambiental resgatou 34 pássaros nativos que estavam em cativeiro em Monte Mor. As aves foram resgatadas nesta terça-feira (12) dentro de uma residência no bairro Jardim São Clemente.
Segundo a corporação, equipes se deslocaram até o endereço após uma denúncia anônima. No local, foram encontrados os pássaros presos em gaiolas. Entre eles estavam 15 trinca-ferro, três coleirinhas, dois canários da terra, dois sabiás laranjeira e dois sabiás pardos.
O dono do local não possuía autorização do órgão ambiental para criação das aves. Ele foi multado em R$ 17 mil, por manter os animais nativos em cativeiro.
Segundo a Polícia Ambiental, após avaliação das aves pelo biólogo, os pássaros foram soltos em seu habitat natural. Foram eles:
– 5 trinca-ferros;
– 1 galo campina;
– 1 azulão;
– 2 caboclinhos;
– 3 coleirinhas;
– 2 canários-da-terra;
– 1 cardeal;
– 2 tico-ticos rei;
– 1 pássaro preto;
– 2 sabiás-laranjeira;
– 2 sabiás-pardo;
– 1 patativa chorona;
– 1 tico-tico de bico amarelo.
A ocorrência foi apresentada na delegacia de Monte Mor.
OUTRA APREENSÃO
Na última semana seis pássaros foram resgatados de um cativeiro no Jardim Campo Belo, em Campinas. A apreensão aconteceu na quinta-feira (7).
A ação foi feita pela Polícia Militar Ambiental, que também emitiu um auto de infração ambiental no valor de R$ 3 mil.
No local, foram apreendidos uma maitaca, dois coleirinhas, um tico-tico, um patativa e um tico-tico-rei. Todos as aves estavam sem registro, segundo a corporação.