A Polícia Federal apreendeu mais de R$ 74 mil em dinheiro nesta quarta-feira (16), durante o cumprimento de um mandado de busca domiciliar em Mogi Guaçu, na região de Campinas, como parte da Operação Papyrus, que visa combater o tráfico internacional de drogas. Quatro pessoas foram presas em Santos, no litoral de São Paulo. A ação contou com o apoio do Baep (Batalhão de Ações Especiais) da Polícia Militar.
Segundo as investigações, os alvos da operação atuavam em conjunto para enviar cargas de cocaína em contêineres destinados ao exterior, especialmente para a França. A droga era escondida em meio à carga de papel.
Foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão preventiva, expedidos pela 5ª Vara Federal de Santos, contra funcionários de empresas de logística portuária suspeitos de tráfico. A operação teve início em 5 de junho, quando 270 kg de cocaína foram apreendidos no porto de Santos.
Até o momento, as apreensões realizadas no Brasil e no exterior, por meio de cooperação internacional, já totalizam 1.300 kg de cocaína.
Como funcionava o esquema de tráfico?
As investigações revelaram que os suspeitos removiam ilegalmente cofres de carga armazenados no pátio de uma empresa transportadora em Cubatão, também no litoral de São Paulo. Esses cofres eram então levados para um terminal retroportuário em Guarujá, onde as portas dos contêineres eram abertas para que a droga fosse inserida em meio à carga de papel destinada à exportação.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA NO ACIDADE ON PIRACICABA
Clientes de bancos têm até quarta-feira para sacar valores esquecidos