A Polícia Civil de Campinas faz hoje (26) uma operação contra criminosos suspeitos no envolvimento em um esquema que usava uma central telefônica para aplicar golpes em várias cidades do Brasil. A ação da polícia hoje é uma continuação de outra operação que aconteceu no mês passado.
A operação foi deflagrada hoje por volta das 5h30 por policiais civis de Campinas, São Paulo e da cidade de Canoas no Rio Grande do Sul. Ao todo estão sendo cumpridos 11 mandados de prisão em Campinas, Hortolândia e também na capital. Além de 16 mandados de busca e apreensão.
O que já foi apreendido na operação da polícia?
Até a manhã de hoje a polícia já havia apreendido ao menos R$ 20 mil em notas de dinheiro, cheques, além de cartões bancários, celulares e cadernos com anotações que explicava como o esquema funcionava.
Os criminosos utilizavam essas anotações em caderno para auxiliar na aplicação dos golpes em vítimas de todo o país. Os materias apreendidos estão sendo levados para o 11º Distrito Policial no Jardim Ipaussurama, assim como as pessoas da região que foram detidas.
A operação de hoje é uma continuação de uma ação anterior, no mês passado, quando foram presos três homens e quatro mulheres após dois meses de investigação. Na época foram apreendidos computadores e veículos. Os criminosos usavam uma casa no Centro da cidade que funcionava como central telefônica. De acordo com as investigações, esses criminosos davam golpes em médicos e dentistas com empréstimos consignados entre outros.
“Até o momento cumprimos o mandado de seis prisões dos 11 expedidos. Essa operação é uma continuação da ação feita no dia 15 de agosto onde milhares de vítimas foram identificadas, algumas delas no Rio Grande do Sul e culminou junto com o nosso nas investidas operacionais de hoje. Grande parte das pessoas que estão sendo presas hoje já haviam sido presas no dia 15 e obtiveram liberdade provisória, mas estão voltando à cadeia nesse momento. O volume de dinheiro apreendido é considerável. A operação ainda está em andamento, esperamos apreender mais valores e também conseguir alcançar outros alvos”, afirmou o delegado responsável Sandro Jonassom.
“A gente identificou algumas vítimas que eram do Sul, uma delas de Canoas, identificamos que essa associação criminosa tinha relação com a de Campinas. Vimos que eles tinham relacionamento com essas pessoas presas em 15 de agosto. E isso culminou em um pedido novo de prisão dessas pessoas. A nossa vítima do Sul perdeu R$ 55 mil e hoje apreendemos uma parte do valor, mas também temos veículos que foram apreendidos hoje e nossa intenção é fazer o ressarcimento de algumas vítimas”, explicou a delegada do Sul Luciane Bertoletti que está em Campinas para a operação.
Com informações de Júnia Vasconcellos/EPTV
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Piracicaba está sob alerta de grande perigo e pode bater recorde de calor hoje
Museu de São Pedro recebe programação especial na 18ª edição da ‘Primavera dos Museus’; confira