A PF (Polícia Federal) de Campinas cumpriu na manhã desta terça-feira (20) um mandado de busca e apreensão contra o crime de tráfico de pessoas. A ação aconteceu em um endereço de Jundiaí, onde os agentes apreenderam diversos equipamentos eletrônicos. A investigação tem como alvo uma empresa que atuava no recrutamento de brasileiros para supostas oportunidades de trabalho no leste europeu.
De acordo com o órgão, três computadores, um tablet, dois HDs e quatro celulares estão em posse dos policiais federais, que devem usar as informações coletadas para aprofundar as apurações. Até o momento, o trabalho aponta que a empresa usava plataformas on-line para fazer contato com os interessados, apresentando promessas enganosas de emprego e condições falsamente vantajosas no exterior.
“No entanto, as investigações apontam indícios de que o real intuito era a exploração de mão de obra em condições degradantes, mediante fraude ou mesmo apenas obter indevidamente valores pagos a título de tentativa de emprego, configurando sérias violações aos direitos humanos“, detalhou a Polícia Federal.
LEIA TAMBÉM: Homem é preso com 240 kg de cocaína após tentar bater em viatura
Vítima conseguiu escapar de esquema de tráfico de pessoas
A operação é resultado de uma investigação que começou em dezembro de 2024, a partir da denúncia de uma vítima brasileira que conseguiu se libertar do esquema em solo europeu com a ajuda da polícia da Bósnia.”A atuação da Polícia Federal busca identificar os envolvidos no esquema criminoso, bem como coletar provas da materialidade e autoria dos fatos investigados”, explicou a PF, sem detalhar quem são os alvos.
“Os crimes em apuração são tipificados nos artigos 149 e 149-A do Código Penal, cujas penas podem chegar a oito anos de reclusão, além de multa, podendo ser aumentadas em casos de transnacionalidade“, finaliza.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Piracicaba decreta emergência em saúde por alta de casos respiratórios entre crianças
Empresas têm até hoje para manifestar interesse em lotes industriais em Piracicaba