A Polícia Civil de São Paulo investiga um homem que gravou vídeo lambendo uma arma no Centro de São Paulo e apoiando o presidente e candidato a reeleição, Jair Bolsonaro (PL). Ele foi identificado pela polícia, ao g1, como o empresário José Sabatini, de Artur Nogueira, na região de Campinas,e já respondeu a inquérito por proferir ameaças contra o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, do PT (veja mais abaixo).
De acordo com a SSP (secretaria de Segurança Pública) de São Paulo, o caso é investigado pelo 3º Distrito Policial (Campos Elíseos) e pelo DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa), paralelamente. “As equipes realizam diligências para esclarecer os fatos. Nesta quarta-feira (28), uma espingarda e um revólver foram apreendidos”, disse em nota. Em relação ao inquérito anterior, também instaurado pelo DHPP, o caso foi arquivado e duas armas de fogo, apreendidas.
Em São Paulo, nos vídeos mais recentes, o empresário de Artur Nogueira aparece lambendo o cano de uma arma dentro de um carro no Centro da capital. Ele diz o nome do presidente Jair Bolsonaro enquanto lambe o armamamento. Neste vídeo, a polícia ainda investiga quando a imagem foi feita e tenta identificar quem a gravou.
LEIA TAMBÉM
Saiba para quem o voto é obrigatório e facultativo nas eleições
Campinas soma 86 denúncias de propaganda eleitoral irregular feitas pelo Pardal; veja região
Em outro vídeo que também circula na redes sociais, o homem aparece vestindo paletó, camisa e calça social e caminha pela Rua Washington Luz. Ele segura uma arma longa com uma mão e depois a coloca no ombro. Uma arma curta está presa na cintura dele e também aparece no vídeo. Ele diz que quando Bolsonaro for eleito, deve dar uma “golpe” no Congresso e Supremo. A polícia investiga se a arma longa que aparece na filmagem é uma espingarda calibre 12. A reportagem não conseguiu localizar Sabatini.
CASO ANTERIOR
Em março de 2021, o empresário de Artur Nogueira ameaçou o ex-presidente Lula (PT) com uma arma de fogo em um vídeo nas redes sociais. Na filmagem, publicada no dia 13 de março, o homem aparece praticando tiro ao alvo e ameaçando o ex-presidente que recentemente teve condenações anuladas pela Justiça Federal em investigações da Lava Jato.
Com uma bandeira do Brasil amarrada a cintura ele disse no vídeo: “Lula, seu filho da p***, eu quero dar um recado para você. Presta atenção no recado que eu quero dar para você seu vagabundo. Se você não devolver os R$ 84 bilhões que você roubou do fundo de pensão dos trabalhadores você vai ter problema”, disse o homem enquanto apontava para a arma.
“Outro recado, você não vai transformar o meu país em uma Venezuela. Eu vou derramar meu sangue, mas eu vou lutar pelo meu país”, continuou. “Você vai ter problemas”, disse o empresário mais uma vez apontando para a arma.
LEIA MAIS
Faça uma lasanha à bolonhesa para o seu almoço de domingo