A Polícia Civil de Campinas investiga a denúncia de abuso sexual das crianças resgatadas ontem (2) em uma casa em condições insalubres no bairro Jardim São José. As crianças, de 1 mês e 1 ano e 8 meses, foram encontradas em um imóvel com risco de desabamento. Elas estariam sem comida e água e com falta de higiene.
Segundo a SSP (Secretaria de Segurança Pública), o caso foi registrado como importunação sexual, na 2ª DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) de Campinas, onde é investigado. A informação foi confirmada nesta quinta-feira de manhã (3) à reportagem.
A polícia disse ainda que solicitou exames às crianças e aguarda o resultado do laudo. Ontem, a mãe e os dois bebês foram levados para o Caism (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher), na Unicamp. O casal e as crianças foram encaminhados em seguida para o albergue municipal.
O CASO
O resgate das crianças foi realizado pela Guarda Municipal. Segundo a corporação, equipes receberam uma denúncia anônima sobre um casal que cuidava de duas crianças em condições insalubres. Segundo a corporação, os moradores informaram que acionaram o Conselho Tutelar, mas o órgão não compareceu.
No local, guardas relataram que encontraram embalagens de droga e fezes pelo chão. O local não tinha água, geladeira e estava com o teto desabando. A Defesa Civil também encontrou infiltrações no imóvel, que não possui esgoto encanado e interditou o imóvel por risco de desabamento.
De acordo com a Guarda Municipal, havia a denuncia que a criança mais velha teria sido abusada. Segundo a corporação, a mãe da criança afirmou que o suspeito seria um primo do marido dela. O crime teria ocorrido há três meses e o homem fugiu.
Em nota, a secretaria municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos informou que está oferecendo à família o abrigo municipal. Já o Conselho Tutelar afirmou que a GM foi orientada quanto aos procedimentos e um conselheiro foi até a DDM para verificar sobre o possível acolhimento.