- Publicidade -
CampinasCotidianoPolícia investiga morte de gatos por suspeita de envenenamento na Chácara da Barra, em Campinas

Polícia investiga morte de gatos por suspeita de envenenamento na Chácara da Barra, em Campinas

Três animais morreram e uma gata segue internada; moradores denunciam crime de maus-tratos e pedem providências

- Publicidade -

A Polícia Civil investiga a morte de pelo menos três gatos com indícios de envenenamento na Rua Nazaré Paulista, no bairro Chácara da Barra, em Campinas. Os casos ocorreram entre os dias 19 e 27 de setembro e foram registrados no plantão policial do 4° Distrito Policial, no Taquaral. Uma gata sobreviveu e está internada em estado delicado em uma clínica veterinária.

De acordo com o médico veterinário César Augusto Ramos, a sobrevivente chegou à clínica em estado grave, com nível de consciência rebaixado, tremores, salivação intensa, restos de alimento na boca e diarreia — sintomas típicos de intoxicação, segundo ele. O profissional disse que houve melhora nos parâmetros vitais, mas que o quadro ainda é preocupante. “Ela continua em risco de óbito”, alertou.

- Publicidade -

Tristeza e revolta entre os moradores

A professora Roberta Gaio explicou que a presença de felinos na rua começou há dois anos, quando um terreno baldio passou a abrigar animais abandonados. Sem conseguir castrar, a população aumentou e três moradoras se uniram para alimentá-los.

Segundo Roberta, até então os gatos não causavam qualquer problema, mas em agosto e setembro apareceram os primeiros casos de envenenamento

A professora relatou que a mãe da gatinha Frajolinha foi encontrada morta no jardim de sua casa, e pouco tempo depois a própria Frajolinha também ficou doente.

“Foi comprovado que ela foi envenenada por chumbinho. Isso é crime, maus-tratos. Pedimos que a polícia tome providência”,

disse Roberta.

- Publicidade -

A aposentada Silvia Drummond disse que a morte dos animais foi sentida como se fosse de bichos de estimação da própria família. Segundo ela, “mesmo sendo da rua, a gente tinha um carinho muito grande. Estava na rua, mas fazia parte da nossa casa”.

Já a administradora Sintya Gastão afirmou que a comunidade estava disposta a dialogar, mas foi surpreendida pela crueldade

“Eu acho que é gente que realmente não presta. Porque se a gente tem algum problema pra resolver, existem muitas maneiras de resolver esse problema sem agir com crueldade. A crueldade jamais é justificável. Se ele não gosta de gatos, que trouxesse essa informação para nós e a gente ia dar um jeito. A gente já estava tomando providências. Esse tipo de atitude é completamente nojenta, é desumana, isso não se faz.”

O que diz a lei

De acordo com a Lei de Crimes Ambientais, maus-tratos contra animais em geral podem resultar em detenção de três meses e multa.

No caso específico de cães e gatos, a pena é mais severa: reclusão de 2 a 5 anos, multa e proibição de guarda de animais.

Casos de maus-tratos podem ser denunciados pelo telefone 190 ou registrados diretamente em uma delegacia.

- Publicidade -

*Com informações de Jorge Talmon/EPTV Campinas

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

VÍDEO: carro pega fogo em avenida e mobiliza bombeiros

Motociclista e garupa morrem após moto perder o controle em Piracicaba

- Publicidade -

veja mais

- Publicidade -
- Publicidade -

Recomendado por Taboola

Notícias Relacionadas