Com informações de Jorge Talmon/EPTV Campinas
A Polícia Civil de Campinas apura se os ladrões envolvidos na morte de um vigilante em um assalto no domingo (10) cometeram outros crimes semelhantes na cidade. Até o momento, um suspeito de 19 anos foi preso e os investigadores analisam os vídeos gravados no local. As imagens mostram a vítima caindo após ser baleada e um dos bandidos levando a motocicleta. Assista às imagens:
De acordo com o delegado da 1ª DIG (Delegacia de Investigações Gerais), Elton Costa, os indícios apontam que o homem detido pela PM (Polícia Militar) na noite de ontem é o criminoso que aparece nas gravações fugindo com a moto do vigilante. Apesar disso, não é possível determinar se ele teria efetuado os três tiros que causaram a morte de Paulo Roberto Batista Duarte, de 50 anos.
“Não podemos afirmar que ele seja o autor dos disparos, mas nós temos certeza, pelo menos no momento, que ele participou do roubo, estava em uma das motos e possivelmente foi aquele que tomou a moto logo após a vítima cair”, detalha. Ouvido de forma preliminar, o jovem nega participação, diz ter pedido a moto emprestada, mas não informa a identidade do responsável pelo veículo.
Prisão e investigação
Preso na casa do padrasto logo após se envolver em um acidente de trânsito e abandonar a moto da vítima em uma rua do bairro Jardim Aeroporto de Viracopos, o investigado deve passar por audiência de custódia nesta segunda-feira (11). Ele não tinha ficha criminal e vai responder pelo crime de latrocínio.
Além dele, dois adolescentes foram conduzidos à delegacia e acabaram liberados. Um dos menores jogou um celular no chão no momento em que os policiais entraram no imóvel. A informação foi confirmada pelo delegado, que detalhou que o aparelho telefônico não foi destruído e passará por perícia.
Local e outros crimes
Na entrevista coletiva sobre o caso, a DIG também divulgou que já conseguiu identificar que uma das três motos usadas no assalto estava com as placas adulteradas. Além disso, afirma que vai apurar a possibilidade do envolvimento da quadrilha em outros crimes envolvendo motociclistas na mesma região.
“Ali nós tivemos outros casos muito semelhantes ultimamente. Dois latrocínios envolvendo pessoas usando motocicletas e visando o roubo de motocicletas. Então, vemos que há uma predileção por esse tipo de crime. Não podemos dizer de forma conclusiva que é uma quadrilha. São pessoas com uma índole criminosa muito grande voltada a crimes deste tipo”, pondera o delegado.
LEIA TAMBÉM
Mulher na garupa de moto morre e marido tem prisão decretada após acidente
Corpo de jovem que pulou em rio pra fugir da polícia é encontrado
Como foi o crime
Os vídeos gravados pelas câmeras da rua onde Paulo Roberto foi morto na manhã de domingo mostram quando a vítima cai depois de ser baleada e logo em seguida tem a moto levada pelos ladrões. O crime aconteceu na Rua Antônio Vicente Levantezi, no Parque Montreal, onde os criminosos se aproveitaram de um trecho em obras e também assaltaram outro motociclista e um motorista.
Nas imagens, é possível ver os suspeitos em três motos seguindo e cercando as duas vítimas, que não se feriram nas ações. Logo em seguida, o sistema de monitoramento mostra o vigilante ferido diminuindo a velocidade em um local próximo à área dos outros crimes. Ele cai com a moto e a quadrilha passa e quase o atropela. Logo depois, um dos ladrões volta, levanta a motocicleta e foge.
O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionado para fazer o resgate, mas Paulo Roberto morreu na via. De acordo com a família, ele voltava do trabalho no momento em que foi abordado e baleado pelos bandidos. A moto dele e da outra vítima foram recuperadas horas depois por uma equipe da PM.
Testemunha conta o que viu
O motociclista assaltado antes de Paulo Roberto ser baleado viu o momento em que a vítima foi atingida. Segundo ele, os criminosos estavam em três motos e tentaram render o vigilante logo depois de roubar a moto dele. “Me xingaram e falaram que iam ‘me passar’ se eu reagisse. E nisso, veio uma outra moto de frente ao local onde estava acontecendo comigo ali. Essa moto eles também tentaram roubar só que essa pessoa não parou a moto e eles atiraram”, conta.
LEIA MAIS
Lula rejeita exigências da União Europeia para firmar acordo com Mercosul