Aguarde...

cotidiano

PF faz operação contra fraude no INSS em Campinas e Sumaré

A investigação estima que o pagamento dos benefícios fraudados tenha gerado um prejuízo aproximado de R$ 1 milhão de reais ao erário

| ACidadeON Campinas

Sede da PF em Campinas. Foto: Denny Cesare/Código 19

A Polícia Federal está fazendo uma operação para desarticular uma associação criminosa que praticava fraudes contra o INSS. Hoje (6), foram cumpridos três mandados de busca e apreensão expedidos pela 1ª Vara Federal, em Campinas e Sumaré.

Segundo a investigação, os suspeitos inseriam vínculos empregatícios falsos no sistema do Instituto Nacional do Seguro Social para obter benefícios previdenciários indevidos. A operação foi batizada de Inganno. A investigação estima que o pagamento dos benefícios fraudados tenha gerado um prejuízo aproximado de R$ 1 milhão de reais ao erário.

As investigações ocorreram por meio de uma força-tarefa que integrou a PF e a Coordenação Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista, e foi iniciada em 2017, após apurações do próprio INSS mostrarem irregularidades nas concessões de alguns benefícios.  

Durante as investigações foram identificadas duas empresas de serviços de escritório que criavam vínculos laborais falsos para dezenas de pessoas serem beneficiadas.  

Os benefícios concedidos às pessoas com os falsos vínculos eram o de seguro desemprego e previdenciários, sendo que o primeiro teve maior incidência em razão dos outros ter critérios como carência e idade que dificultavam a imediata concessão.  

Até agora foram identificados mais de 180 vínculos suspeitos com dados empregatícios falsos e nove empresas usadas pelos fraudadores.  

O nome da operação, Inganno, vem do latim (e permanece no uso italiano) e significa engano, fraude, dissimulação.  

Os investigados responderão pelos crimes de estelionato majorado, falsidade ideológica, inserção de dados falsos em sistemas de informação, e associação criminosa, cujas penas somadas podem chegar a 15 anos de reclusão.

Mais do ACidade ON