- Publicidade -
CotidianoPrefeitura faz mutirão contra dengue em bairro com alerta de risco neste sábado

Prefeitura faz mutirão contra dengue em bairro com alerta de risco neste sábado

Ação acontece das 8h30 ao meio-dia e busca combater criadouros do mosquito transmissor

- Publicidade -

Campinas iniciou na manhã deste sábado (16) um mutirão para combate a criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. A ação acontece no Jardim Eulina um dos sete bairros com alerta de alto risco de transmissão da doença. A ação acontece até o meio-dia e vai mobilizar 114 pessoas. A previsão é de que as equipes atuem em 4 mil imóveis localizados em 192 quarteirões.

O bairro é um dos sete em situação de alerta para elevado risco de transmissão da doença, e a medida ocorre em meio ao contexto de preocupação da Secretaria de Saúde com a reintrodução dos vírus tipos 3 e 4 da dengue. Por enquanto, não há registros na metrópole.

Veja a lista de bairros em situação de alto risco de transmissão da doença (saiba mais aqui):

  • Jardim Santo Antônio (Sudoeste)
  • Jardim Eulina (Norte)
  • Jardim Garcia e Vila Padre Manoel da Nóbrega (Noroeste)
  • Mansões Santo Antônio (Leste)
  • Jardim Esmeraldina e Jardim São José (Sul)

A Secretaria de Saúde pede para que os moradores do Jardim Eulina liberem acesso às casas e coloquem criadouros para fora. O trabalho terá apoio de um caminhão cata-treco para recolher os materiais inadequados e de um carro de som para alertar a população.

“Várias ações já foram realizadas no Jardim Eulina, incluindo visita aos imóveis com orientação à população e remoção de criadouros, além da aplicação de larvicida e inseticida na área. Estamos num momento de retornar aos imóveis fechados ou com recusa visando atingir o maior número possível de casas trabalhadas. Nesse momento, além de denunciar possíveis focos, também é importante que a população cuide do espaço e informe aos seus vizinhos, principalmente os que não receberam os agentes, a não deixar água parada” afirmou a agente de controle ambiental supervisora geral do Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde), Adriana Guidetti.

Mortes pela doença em Campinas


O mutirão faz parte das ações realizadas pela Prefeitura de Campinas que visam evitar uma nova explosão de casos confirmados da dengue e risco de novos óbitos – neste ano foram três. O município declarou epidemia da doença em abril e, ao longo de 2023, a cidade já confirmou 10.173 casos e teve três mortes.


A morte mais recente foi confirmada no início deste mês. A vítima, uma mulher de 37 anos, faleceu em 11 de novembro em um hospital privado. Ela morava na área abrangida pelo Centro de Saúde Eulina, região Norte de Campinas (veja mais aqui). As duas mortes anteriores foram registradas em março e junho. Neste momento, 846 casos são investigados.

- Publicidade -

Preocupações e riscos

A preocupação da Saúde com os tipos 3 e 4 da dengue é por conta da ausência destes vírus nos últimos anos, o que torna crianças e adolescentes, além de adultos ou idosos que não tiveram a doença, mais vulneráveis por causa da falta de anticorpos contra as infecções: o tipo 3 não é verificado há 14 anos, e o tipo 4 foi registrado pela última vez há nove anos.

Além disso, há risco de dengue grave quando uma pessoa é infectada por um tipo diferente ao anterior. Outros municípios brasileiros já registraram casos do 3 e 4.

Orientações


A dengue provoca febre alta e repentina, dores no corpo, manchas vermelhas na pele, vômito e diarreia. Caso tenha estes sintomas, o morador deve procurar uma das unidades de saúde de Campinas para receber atendimento médico.

A orientação da Secretaria de Saúde para pacientes com sintomas da dengue é a busca pelos centros de saúde. Os endereços e horários de atendimento estão disponíveis no site da Pasta (clique aqui).


Para acabar com a proliferação do mosquito é preciso evitar acúmulo de água, latas, pneus, pratos de plantas e outros objetos. É importante, também, vedar a caixa d’água e manter fechados os vasos sanitários inutilizados.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: bit.ly/3krPaDY

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294

LEIA TAMBÉM NO TUDO EP

Dezembro Verde alerta sobre abandono e maus-tratos de animais; entenda

Alesp adia para 2024 votação de emenda sobre bem-estar animal

- Publicidade -
Vitória Silva
Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -