A secretaria de Educação de Campinas afirmou na tarde desta quinta-feira (10) que as atividades nas escolas e creches municipais devem ser normalizadas nesta sexta-feira (11).
Segundo a pasta, a empresa terceirizada que presta serviço de limpeza nas unidades informou que concluiu os depósitos dos salários atrasados de todos os funcionários.
Com isso, a expectativa do município é que todas as 208 instituições de ensino da cidade estejam abertas e aptas para receber alunos desde o início da manhã.
Já a empresa Especialy, em nota oficial no meio da tarde, disse que “até o momento (15h30), mais da metade dos funcionários já receberam e até o final do dia de hoje todos estarão com seus vencimentos em suas contas”.
A PARALISAÇÃO
A paralisação dos trabalhadores começou na terça (8) e ganhou mais força na última quarta (9). Já nesta quinta 125 escolas e creches foram afetadas pela greve.
Ao longo dos dois últimos dias os funcionários fizeram atos cobrando soluções da Prefeitura. O grupo acusa a terceirizada de não honrar com a data dos vencimentos.
Além disso, obrigações trabalhistas também não seriam cumpridas. Entre elas, a falta de pagamento do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e de benefícios.
PENALIZAÇÃO
Antes da conclusão do pagamento na tarde desta quinta, a Administração informou que um processo de penalização foi aberto e a empresa pode ser multada em R$ 250 mil.
“A instituição já havia sido notificada e advertida, conforme previsto em contrato”, informou a secretaria de Educação.
A pasta afirmou ainda que se a empresa não cumprir o que está firmado, outras medidas poderão ser adotadas, inclusive a suspensão do contrato.
REPASSES
Em nota, a Prefeitura reiterou ainda que os repasses estão em dia para a empresa – que teve os recursos bloqueados devido a uma ação judicial.
O contrato com a Especialy foi firmado em outubro de 2021 e a empresa possui cerca de 700 funcionários. O repasse mensal da Prefeitura é de R$ 2.580.303,30.