Municípios da região com até 30 mil habitantes se mobilizam desde o inicio da manhã desta quinta-feira (21) para buscar as doses da vacina contra a covid-19 em Campinas.
As doses para as cidades menores foram encaminhadas para a sede do DRS 7 (Departamento Regional de Saúde), que funciona como uma Central de Distribuição. Na tarde de ontem (20), chegaram à unidade 2,4 mil doses, que são divididas em 16 cidades.
Entre as cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) que buscarão as vacinas estão Holambra, Morungaba e Santo Antônio de Posse. Holambra foi o primeiro município a chegar à DRS. Para a cidade, foram disponibilizadas 134 doses e a aplicação começa na sexta-feira (22).
Já Morungaba tem direito à 110 doses desse primeiro lote. Segundo a Prefeitura, a previsão é que a vacinação na cidade comece já no período da tarde. Em Santo Antônio de Posse, a busca foi por 250 doses. Na cidade, as doses começam a ser aplicadas amanhã no Pronto Socorro Municipal.
A retirada das vacinas conta com escolta da Polícia Militar, assim como a vigilância para o armazenamento das vacinas no local, que fica no Centro da cidade.
EM CAMPINAS
A Prefeitura de Campinas começou às 10h da manhã de hoje (21) a vacinação contra a covid-19 em profissionais da saúde municipais. A cidade recebeu na noite de ontem um lote com 24,9 mil doses.
A primeira a receber a dose da Coronavac foi a médica da linha de frente de enfrentamento ao vírus do Hospital Dr. Mário Gatti, Maelly Romy Ikuno, de 34 anos. A médica trabalha na unidade há 8 anos como clínica geral e chegou a se infectar com o coronavírus no ano passado.
Na última segunda-feira, também houve um ato simbólico de início da vacinação em profissionais da saúde no Hospital de Clinicas da Unicamp que contou com a presença do governador do Estado João Dória. Na ocasião foram entregues 4 mil doses que ficaram na unidade (leia mais aqui).