Começa neste domingo (27) a preparação para enterrar os fios elétricos da Avenida Campos Sales, no Centro de Campinas, como parte do plano de revitalização da via. Para transformar a rede elétrica convencional em rede subterrânea, equipes da CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) farão hoje trabalhos no entorno da avenida e também na rede aérea a partir de 11h30.
O cronograma completo de obras na Campos Sales foi divulgado na última quinta-feira (veja abaixo), pela Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas). A obra será feita em parceria com a CPFL.
LEIA MAIS
Campinas determina recolha de livro distribuído em escolas com suástica na capa
Mulher é assaltada em semáforo na Ruy Rodriguez, em Campinas; veja ação dos bandidos
O modelo deve seguir o feito na Avenida Francisco Glicério, também no Centro, revitalizada em 2015. A ideia na Campos Sales prevê ampliar as calçadas, criar uma ciclofaixa de 900 metros e baias para estacionamento – veja lista de mudanças abaixo.
As obras serão realizadas por trechos, e sem bloqueios importantes na avenida. Também de acordo com a Prefeitura, o início das obras viárias está previsto para janeiro do ano que vem e a conclusão será em até 12 meses. O valor estimado da obra é de R$ 6 milhões. Entre as modernizações estão:
- ampliação das calçadas
- faixa exclusiva para ônibus à esquerda e novos abrigos
- baias de estacionamento
- requalificação dos pavimentos das pistas e calçadas
- nova iluminação pública e de monumentos
- nova sinalização semafórica, horizontal e vertical
- mais câmeras de monitoramento
- velocidade máxima permitida mantida em 40 km/h
- enterramento de toda fiação
- mobiliário e paisagismo
- infraestrutura para bancas e abrigos de ônibus
A CAMPOS SALES
A Campos Sales é uma das mais importantes da região central e a intenção da obra havia sido anunciada em dezembro de 2021. A avenida tem pouco mais de 900 metros e foi escolhida por ser estratégica no Centro. Ela liga a região do pátio ferroviário e Avenida Andrade Neves a vias como Francisco Glicério, General Osório e Ferreira Penteado. Além de receber uma grande quantidade de ônibus do transporte coletivo e possui uma grande quantidade comércios.
CRONOGRAMA
- início das obras viárias: janeiro de 2023.
- previsão de conclusão das obras: 12 meses.
- as obras serão realizadas por etapas – por trechos – e com a avenida funcionando.
- fase atual: preparativos para fiação subterrânea (CPFL). Início: 27 de novembro (sempre aos domingos).
LEIA TAMBÉM
‘Cãopeonato’ e ‘Copa do Gatar’: veja campanha de adoção de pets em clima do Mundial