- Publicidade -
CotidianoPrimeira frente fria da Primavera pode trazer temporais e queda de granizo ao Interior de SP; veja quando

Primeira frente fria da Primavera pode trazer temporais e queda de granizo ao Interior de SP; veja quando

Serviços de meteorologia indicam que termômetros disparam até a chegada do novo sistema, podendo chegar na casa dos 40°C

- Publicidade -

A Primavera, que começou ontem (22), trouxe o retorno do ‘calorão’ para o estado de São Paulo. O tempo segue quente na primeira semana da nova estação e a chegada de uma grande massa de ar seco na região central do país volta a deixar o tempo estável até pelo menos a quinta-feira (26), mas uma nova frente fria já tem data para chegar ao território paulista, trazendo chuva e o alívio nos termômetros.   

Quando a primeira frente fria da Primavera chega ao Interior de SP?  

A primeira frente fria da Primavera deve passar pelo estado de São Paulo entre a sexta-feira (27) e o domingo (29), de acordo com o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp. Há expectativas por chuvas no território, incluindo o Interior paulista, como a região de Campinas, por exemplo.   

A previsão do Climatempo informa que na sexta-feira (27), com a formação de áreas de instabilidade devido à formação da nova frente fria, a nebulosidade aumenta no estado e há condições para fortes rajadas de vento, entre 40 km/h e 60 km/h. O serviço de meteorologia ainda prevê pancadas generalizadas de chuva em todas as regiões, que podem eventualmente vir acompanhadas por raios e quedas de granizo.   

Em relação às temperaturas, o calorão mais intenso “diminui”, mas permanece abafado, com termômetros acima dos 30°C em praticamente todo o estado, com exceção da faixa litorânea.  

Calorão de 40°C

Enquanto a nova frente fria não chega, teremos dias muito parecidos durante a semana no estado paulista, com algumas aberturas de sol, pouca ou quase nenhuma nuvem no céu e calor durante as tardes, segundo o Climatempo.   

No Interior de SP, os termômetros disparam ainda mais. No Oeste, Norte e Nordeste do estado (regiões de Presidente Prudente, Rio Preto e Araçatuba), as temperaturas podem chegar aos 38 °C já nesta segunda-feira (23), e, na quinta-feira (26) podem chegar, e pontualmente passar, dos 42°C.  Já na porção central do estado, abrangendo as regiões de Bauru, Campinas e São Carlos, os termômetros podem chegar aos 38 °C/39 °C na quinta-feira (26).  

Na cidade de São Paulo, as temperaturas já sobem nos próximos dias. A capital paulista, região de Sorocaba e Vale do Paraíba têm previsão de 33 °C para esta segunda (23). A expectativa é de que a temperatura chegue aos 36 °C na quinta-feira (26).  

- Publicidade -

Alerta para incêndios e qualidade do ar  

Com temperaturas muito altas e o padrão de tempo seco se estabelecendo neste início de semana, o risco para novos focos de incêndio aumenta, principalmente no interior de São Paulo, conforme destacam os serviços de meteorologia.   

A situação volta a preocupar com a tendência de vários dias consecutivos com umidade entre 20% e 12%, concentração de poluentes, pouco vento significativo, também, em relação à qualidade do ar, que pode ficar novamente comprometida no estado. Além disso, o estado terá pouco vento: as rajadas que podem acontecer de forma moderada, podem piorar e alastrar ainda mais os focos de incêndio sobre o Norte e Nordeste paulistas. 

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Hospital Regional de Piracicaba conquista certificação internacional de qualidade do atendimento

Esperança de chuva: saiba quando Piracicaba terá alívio no clima seco 

- Publicidade -
Vitória Silva
Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -