- Publicidade -
CotidianoPrimeira frente fria de novembro tem data para chegar ao estado de SP

Primeira frente fria de novembro tem data para chegar ao estado de SP

Previsão indica que passagem de sistema deve manter o cenário chuvoso no estado de São Paulo ao longo da semana

- Publicidade -

O mês de novembro já começou chuvoso no estado de São Paulo, com diversas cidades ficando até mesmo em alerta para fortes temporais. Para quem estava com saudades do tempo mais ameno, a primeira semana do mês deve ser marcada pela passagem de uma frente fria, que vai manter as chuvas e aliviar os termômetros inclusive no Interior paulista.   

Quando a primeira frente fria chega ao Interior de SP?  

De acordo com o Climatempo, entre a quarta (6) e a quinta-feira (7), o processo de formação de uma nova frente fria no Sul do Brasil deve organizar ainda mais instabilidades sobre o país. Essa frente fria se desloca para Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais a partir da noite de quinta.  

O sistema avança e aumenta a instabilidade na sexta (8), principalmente em SP, RJ, Sul e Leste de MG, também por conta da formação de uma área de baixa pressão no mar, entre a costa paulista e fluminense.   

O serviço de meteorologia destaca que a primeira semana do mês de novembro pode terminar com fortes pancadas de chuva em grande parte do país, alerta em SP e no RJ e possibilidade para transtornos entre a sexta e o próximo final de semana, dos dias 9 e 10.  

Alerta para chuvas intensas  

A previsão para os próximos dias indica que as chuvas continuarão intensas no estado de São Paulo, especialmente até esta quarta-feira (6). Conforme mostrado no mapa de acumulados de precipitação do Climatempo (veja acima), a faixa central do estado aparece em vermelho, indicando regiões onde a chuva acumulada pode facilmente ultrapassar os 150 milímetros nesse curto período.   

“Isso é particularmente relevante para áreas que já experimentaram chuvas acima da média em outubro, aumentando o risco de inundações, especialmente em zonas urbanas densas e áreas próximas a rios e córregos”, destaca o serviço de meteorologia.   

A manutenção contínua de umidade da faixa Norte do Brasil deve alimentar essas chuvas, intensificando o sistema de baixa pressão e criando um cenário favorável para precipitações fortes e persistentes. Com essa previsão, São Paulo se encontra novamente em uma situação de alerta, já que chuvas intensas em curto intervalo de tempo podem impactar diretamente a infraestrutura, afetando o trânsito e aumentando o risco de alagamentos em várias regiões. 

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

- Publicidade -

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Fim das gotinhas: vacina injetável contra pólio começa a ser aplicada hoje

Enem 2024: tema da redação é atual e apropriado, avaliam professores

- Publicidade -
Vitória Silva
Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -