Muitos consumidores deixaram a compra de ovos de Páscoa para a última hora em Campinas. Neste Sábado de Aleluia (16), as filas eram grandes em supermercados e lojas da região central.
Na Rua 13 de Maio, uma das principais do comércio, o movimento durante a manhã foi intenso na busca por ovos por preços mais acessíveis. Nas gôndolas de exposição dos chocolates, havia fila para passagem.
Em um hipermercado visitado pela equipe da EPTV Campinas, 80% dos ovos já tinham sido vendidos, restando apenas os ovos de marcas menos conhecidas. Outro mercado visitado pela reportagem já tinha fila às 8h.
O empresário Alexandre Fagundes foi um dos que enfrentaram a lotação do mercado para comprar os ovos.
“Peguei 12 ovos, dez pros meus funcionários, um pra minha filha e um pra minha sobrinha. Vou gastar, mas a gente precisa agradar, é de coração”, disse.
BUSCA MESMO PAGANDO MAIS
A procura é grande mesmo com o aumento dos preços. Segundo um levantamento da Apas (Associação Paulista de Supermercados), os ovos de Páscoa estão até 40% mais caros este ano em relação a 2021.
Apesar da alta de preços, a estimativa do setor é de um aumento de 36% nas vendas de chocolates.
“Tá um absurdo, muito caro, mas a gente vai apertar o orçamento e comprar os menores pra agradar os afilhados, o netinho, importante é não deixar sem”, disse a professora Gildete Farias, que também fazia compras de chocolates neste sábado de véspera da Páscoa.
VALE COMPARAR PREÇOS
Mesmo em cima da hora, a recomendação é que os clientes comparem os preços entre os estabelecimentos.
Uma pesquisa do Procon Campinas encontrou diferença de até 125,31% no preço de uma barra de chocolate em comércios da cidade. No preço dos ovos de chocolate, a maior diferença encontrada foi de 56,3%.
A sondagem foi realizada entre os dias 24 de março e 1º de abril em oito estabelecimentos do município. O órgão pesquisou os preços de 134 itens, entre ovos de chocolate, colomba pascal, caixas e barras de chocolate.
A intenção foi de alertar os consumidores de que é preciso fazer pesquisa de preço antes de fazer as compras da data (leia a matéria completa aqui).