Campinas atendeu 172 pessoas de janeiro a maio deste ano no Programa Recomeço, uma parceria entre o governo do Estado e a Prefeitura que oferece tratamento gratuito e voluntário para dependentes químicos maiores de 18 anos. De acordo com a Administração, 76% dos atendimentos foram feitos com população em situação de rua, sendo 130 registros.
Já em questão de gênero, passaram pela iniciativa 161 homens e 11 mulheres nos primeiros cinco meses de 2023. Além disso, foram realizadas 19 reuniões, rodas de conversa e palestras, além de diversas ações com parceiros, visando educar o público sobre a prevenção ao uso de drogas.
A CPUD (Coordenadoria de Prevenção ao Uso de Drogas) realizou um total de 1.412 atendimentos gerais durante este período, incluindo os atendimentos do Programa Recomeço. Esses atendimentos foram para pessoas que procuraram algum tipo de tratamento para a dependência química, além de ações educativas e preventivas.
LEIA TAMBÉM
OCORRÊNCIAS
Segundo dados da Polícia Civil, foram registradas até o mês de abril deste ano 481 ocorrências de porte de entorpecentes em Campinas. Em 2022, foram 1.307 ocorrências e, em 2021, 1.260 ocorrências.
De acordo com o levantamento, até abril deste ano a média mensal foi de 120 ocorrências, o que demonstra uma tendência de alta em relação aos anos anteriores. Em 2022, a média mensal foi de 109 ocorrências e, em 2021, 105 ocorrências.
O PROGRAMA
Campinas foi a primeira cidade do estado a receber o programa Recomeço, em junho de 2013. Com a iniciativa, dependentes do crack, álcool e outras drogas podem se tratar em centros especializados. O benefício é para dependentes que procurarem recuperação voluntariamente.
Primeiro, o paciente recebe um cartão com os seus dados. O Cartão Recomeço serve para controlar a sua presença ao longo do tratamento. O valor disponibilizado para a o tratamento é o equivalente ao tempo necessário para sua recuperação.
A duração do benefício é de até 180 dias, cerca de seis meses, considerado por especialistas o tempo adequado para a recuperação do dependente. Qualquer dependente químico que aceite o tratamento voluntario, seja maior de idade e resida em Campinas.
Os dependentes e seus familiares podem procurar a Coordenadoria de Prevenção às Drogas, que fica na Rua Barreto Leme, 1550, no Centro da cidade, ao lado da Prefeitura. O telefone para contato é 3282-9209.