O projeto do shopping popular, que irá abrigar os comerciantes do camelódromo de Campinas, teve novos avanços, após mais de dois anos de atrasos na obra. O espaço será erguido em parte do complexo ferroviário, localizado na região central, ao lado da Estação Cultura, e vai abrigar cerca de 1,2 mil camelôs que hoje atuam nas imediações do Terminal Mercado. A novidade é que a proposta, que estava travada, foi aprovada pelo Condepacc (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas) – saiba mais abaixo.
Em novembro de 2021, a Administração assinou o contrato para a construção do local e previu o início da construção para o começo de 2022. Porém, os prazos passaram por diversas prorrogações após obstáculos como a pandemia de covid-19 e complicações em relação aos bens tombados pelo Condepacc.
Projeto foi travado pelo Trem Intercidades
Até então, o projeto do ‘shopping dos camelôs’ estava travado, já que a primeira proposta teve que ser alterada por conta do TIC (Trem Intercidades), que passará pelo complexo ferroviário, informou a Prefeitura.
Mas a Administração Municipal confirmou que as adaptações já foram aprovadas pelo Condepacc. “O projeto aprovado considera as características ferroviárias e preserva a história do desenvolvimento da ferrovia na região em que será instalado”, disse.
O que falta para o ‘shopping dos camelôs’ sair do papel?
A Prefeitura de Campinas informa que o sindicato que representa os camelôs, o Sindipeic (Sindicato dos Empreendedores Individuais de Ponto Fixo Público e Móvel de Campinas), já entrou com pedido de aprovação da planta ou projeto construtivo do empreendimento na Secretaria de Urbanismo.
Agora, o próximo passo é a apresentação do Relatório de Impacto de Trânsito e do EIV (Estudo de Impacto de Vizinhança) do shopping popular para que os estudos sobre o empreendimento avancem. O Sindipeic informou ao acidade on que já contratou uma empresa para realização dos estudos necessários.
Após essa etapa, ainda de acordo com o sindicato, vai faltar apenas a aprovação para começarem a construção do ‘shopping dos camelôs’. A expectativa do Sindipeic é que esteja com todas as validações concluídas ainda no segundo semestre deste ano.
Caso essa previsão seja cumprida, a obra deve ter início em meados de novembro, com previsão de durar entre dois e três anos, ainda de acordo com o Sindipeic. Dessa forma, ainda não há um prazo definido para entrega do shopping popular.
Segundo o PL (Projeto de Lei) que autoriza e estabelece regras para a construção, assinado durante a gestão do ex-prefeito Jonas Donizette (PSB), em 2021, o local deve ficar pronto em dois anos, com prazo prorrogável por mais dois.
Histórico e atrasos
A discussão sobre a revitalização do Centro de Campinas e de um espaço ocupado pelos camelôs se arrasta há anos.
Em 2012, um inquérito civil chegou a ser instaurado pelo Ministério Público para tratar da situação dos camelôs no Centro. O inquérito tramitou até 2020, quando a Prefeitura pediu o arquivamento junto ao MP devido à aprovação da lei de cessão da área para a construção do centro de compras popular.
Em agosto de 2021, a Câmara de Campinas aprovou a concessão do imóvel da antiga estação ferroviária ao Sindipeic, com objetivo de transferir cerca de 1,2 mil comerciantes informais, os camelôs, que hoje atuam na região central, para o novo espaço, que será uma espécie de shopping popular.
A cessão de uso da área, que fica no Complexo Ferroviário, próxima à Estação Cultura, foi passada pela Prefeitura ao Sindipeic por meio de Lei Complementar.
O projeto para a construção do shopping popular foi encomendado pelo Sindipeic. Ele prevê a construção de três pavimentos com mais de 48 mil metros quadrados e mais de 600 vagas de estacionamento. Devem ser construídos de quatro pavimentos: áreas comuns, estacionamento, 1,6 mil boxes e unidades de alimentação.
A reforma do barracão e a construção do shopping será custeada pelos proprietários de cada boxe. O investimento total para abrigar os comerciantes era previsto em R$ 128,2 milhões, mas como um novo projeto foi preciso, o custo ainda será reavaliado.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Bairro Santa Clara, em Piracicaba, está sem água há três dias