O sábado (16) em Campinas deve ser de tempo firme, segundo o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp. Além disso, as temperaturas devem ficar entre 16°C e 29°C.
O boletim prevê ventos de norte, “com intensidade moderada a forte e rajadas ocasionais entre o final da manhã e a tarde”, que favorecem a entrada de um ar mais quente e seco, o que “resulta em temperaturas ainda mais elevadas”.
Por conta da situação, o alerta fica para a URA (umidade relativa do ar), que ficará mais baixa, com patamares inferiores a 30% no período da tarde. A condição é comum nesta época do ano e requer cuidados (veja abaixo).
Ainda de acordo com a entidade, algumas nuvens não associadas à chuva serão percebidas. Porém, devem proporcionar “condição de tempo variando entre predomínio de sol e céu parcialmente nublado a nublado” no município.
“Não há fortes indicativos de chuva ou de mudanças importantes no tempo atmosférico para a região durante a próxima semana”, explica o Centro.
LEIA MAIS
Eleitorado de Campinas cresce 3,5% em relação às eleições de 2018
Homem é morto a tiros ao sair de um bar em Paulínia
TEMPO SECO
Campinas entrou em estado de atenção ontem (15) com o registro de umidade relativa do ar em 29%. O boletim da Defesa Civil foi divulgado com base na medição feita através da Estação Ciiagro/Campinas Taquaral Região Leste.
De acordo com a Defesa Civil, o estado de atenção é caracterizado quando a umidade do ar fica entre 20% e 30%. Conforme o Cepagri, a condição deve se repetir hoje. Com isso, algumas recomendações devem ser seguidas. Confira:
– permanecer em locais protegidos do sol
– optar por áreas vegetadas
– consumir água à vontade
– umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água e molhamento de jardins.
Além disso, a Defesa Civil orienta que, durante o período das 11h às 1h, também é recomendado evitar exercícios físicos ao ar livre.
LEIA TAMBÉM
Simone e Simaria se preparam para anunciar o fim da dupla após ter briga exposta