Campinas tem quase mil taxistas em atividade que poderão receber um benefício proposto pelo governo federal. Nesta semana, o Ministério do Trabalho e Previdência solicitou que as prefeituras de todo o país enviem informações sobre taxistas regularmente cadastrados para viabilizar o pagamento de auxílio aos profissionais da categoria.
A previsão é que o primeiro lote do Benefício Emergencial aos Motoristas de Táxis seja pago no dia 16 de agosto. Em Campinas, a informação sobre os quase mil taxistas que estão cadastrados na cidade é até o dia 31 de maio deste ano.
Eles terão o direito de receber um auxílio financeiro previsto a todos motoristas de táxis do país. Com base nesses dados, repassados pelas administrações municipais até o dia 31 de julho, é que serão definidos o valor e a quantidade de parcelas que cada profissional vai receber.
LEIA MAIS
Já pensou em dormir em uma igreja? Em Amparo é possível; veja fotos
Eleições: veja o que é fato e fake sobre voto nulo e voto em branco
O Governo Federal vai destinar cerca de R$ 2 bilhões a esses profissionais. O pagamento da primeira e da segunda parcela devem acontecer a partir do dia 16 de agosto. Ainda não foi definida a instituição financeira que vai realizar os repasses.
Ainda vão ocorrer duas reaberturas para o recebimento das informações em agosto; de 5 até 15, com pagamento no dia 25 e de 20 até 17 de setembro, mas ainda sem previsão para pagamento.
Segundo o presidente da EMDEC, Vinicius Riverete, a prefeitura vai ter agilidade para enviar as informações: “Na próxima semana, já vamos encaminhar a listagem dos taxistas de Campinas. São quase mil famílias que serão beneficiadas”.
Já o ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira, reforça que os taxistas tenham toda a documentação em dia para receber o benefício: “É importante que eles estejam com o alvará válido e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em ordem. E, a partir das informações das prefeituras, vamos conhecer o público e o valor das parcelas”.
Campinas possui 895 permissões para táxi convencional e uma para táxi executivo, operada por uma empresa com 24 condutores.
RESTITUIÇÃO DO IR
A Receita Federal liberou nesta sexta-feira (22) a consulta ao terceiro lote de restituição do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) 2022. Além dos contribuintes que entregaram a declaração até o dia 3 de maio, o lote contempla ainda restituições residuais de exercícios anteriores.
O crédito bancário para 5.242.668 contribuintes será realizado no dia 29 de julho, totalizando RS 6,3 bilhões. Mais da metade desse valor será pago a quem têm prioridade legal, como pessoas com idade a partir de 60 anos; contribuintes com algum tipo de deficiência física ou mental ou moléstia grave; e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. (leia a matéria completa aqui)
LEIA TAMBÉM
Músicas inéditas de Marília Mendonça bombam na internet e “quebram” o Spotify