A Fazenda Atalaia, em Amparo, conquistou duas medalhas de bronze pelos queijos Tulha e Caprinus na 33ª edição do World Cheese Awards, considerada a maior premiação do produto no mundo. O anúncio foi realizado nesta segunda-feira (8), após cerca de 40 exemplares de queijos do Brasil ficarem retidos no aeroporto da Espanha por questões burocráticas e alfandegárias na semana passada.
Apesar de ficarem de fora da premiação mundial, que aconteceu em Oviedo, na região das Astúrias, na última quarta-feira (3), os produtos brasileiros foram avaliados em caráter especial por um grupo de jurados do prêmio, que concedeu 14 medalhas aos melhores queijos produzidos no Brasil, desde ouro ao bronze. Confira a classificação completa abaixo.
Ouro
*Vale do Testo – Pomerode
*Queijo tipo Reblochon – Serra das Antas
Prata
*Lua Cheia – Serra das Antas
*Tipo Comté – Serra das Antas
Bronze
*Tulha – Fazenda Atalaia
*Serra do Lopo – Capril do Bosque
*Manto da Serra – Laticínios São João
*Vó Bastião – Serra das Antas
*Parmesão – Serra das Antas,
*Tipo Raclette – Serra das Antas
*Requeijão cremoso – Laticínios São João
*Tipo Quarck – Laticínios São João
*Dolce Bosco – Capril do Bosque
*Caprinus – Fazenda Atalaia
Premiações anteriores
Em 2016, o queijo Tulha da Fazenda Atalaia conquistou a medalha de ouro no World Cheese Awards, em San Sebastian, na Espanha. De acordo com os responsáveis pelo local, o produto é feito a partir de uma massa cozida com leite de vaca tipo A, com baixo teor de gordura e três tipos de maturação, de 8, 12 e 18 meses.
Com casca dura e avermelhada, o queijo Tulha possui uma massa firme como a de um parmesão, mas que desmancha na boca. Seu sabor é salgado e, delicadamente, cítrico, com a presença de cristais que recordam o maracujá.