Três cidades do Circuito das Águas Paulista anunciaram a adoção de medidas para a contenção do vírus da gripe devido ao avanço da doença na região. Até o momento, Amparo, Holambra e Jaguariúna aumentaram o atendimento em unidades de saúde e reforçaram o quadro de funcionários para atender à população. Confira os detalhes por cidade abaixo.
Já a prefeitura de Serra Negra afirmou que houve um aumento de 50% no número de atendimento de casos gripais no pronto-socorro da cidade. Entretanto, a estância hidromineral não divulgou ações específicas para o combate da doença.
Amparo
O avanço de casos de síndromes gripais levou a Secretaria de Saúde de Amparo a criar horários especiais e exclusivos para atendimento da população. A medida, que entrou em vigor na última segunda-feira (3), abrange as unidades de saúde de todo o município. Veja os detalhes:
*As unidades de saúde de toda a cidade estão atendendo exclusivamente às pessoas com síndromes gripais de segunda a sexta-feira, das 7h às 9h;
*As unidades de saúde São Dimas, Centro, Arcadas e Três Pontes permanecem com horário de atendimento estendido, das 17h às 19h.
Holambra
O Departamento Municipal de Saúde de Holambra informou que o quadro de funcionários foi reforçado para suprir a demanda por atendimento. Entretanto, a prefeitura não divulgou dados a respeito do efetivo da cidade.
Jaguariúna
A Secretaria Municipal de Saúde de Jaguariúna criou uma força-tarefa para reduzir os impactos da doença na cidade. Segundo a pasta, a demanda diária na Unidade de Campanha cresceu em 138% de novembro de 2021 a janeiro de 2022, passando de 137 atendimentos por dia para 326.
Dentre as medidas adotadas pela administração estão o reforço da equipe médica e de enfermagem, o direcionamento do fluxo das ambulâncias em casos graves e a elaboração de um protocolo específico para direcionar as equipes.
Além disso, uma tenda anexa à Unidade de Campanha foi instalada nesta quarta-feira (5) para dar suporte na espera de pacientes.
Sintomas
Diferente do novo coronavírus, que apresenta sintomas mais intensos a partir do 5º ou 6º dia de infecção, a Influenza pode se intensificar no paciente a partir das primeiras 48 horas e também podem incluir falta de ar. Confira os principais sintomas de cada doença abaixo.
Gripe
*Febre súbita;
*Dor de cabeça;
*Tosse (geralmente seca);
*Dores musculares e nas articulações;
*Mal-estar;
*Dor de garganta;
*Coriza.
Covid-19
*Febre;
*Tosse persistente;
*Coriza;
*Espirros;
*Dor de cabeça;
*Dor de garganta.