Seis cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) estão entre as mais seguras do Brasil, segundo ranking criado pela MySide. A classificação é do Anuário Cidades Mais Seguras do Brasil, que leva em conta a taxa de óbitos violentos a cada 100 mil habitantes por município brasileiro. Valinhos é considerado o município mais seguro do Brasil, com 0,9 assassinatos a cada 100 mil habitantes (veja a lista abaixo).
Para a criação deste estudo, foram coletados os dados do Painel de Monitoramento de Mortalidade da SVSA (Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente) e do Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para trazer uma análise sobre as cidades que se destacam em segurança.
De acordo com a MySide, o levantamento busca ajudar quem procura viver em regiões com mais tranquilidade e qualidade de vida.
Cidades da RMC entre as mais seguras do Brasil
O ranking considera apenas municípios brasileiros com 100 mil habitantes ou mais. Cidades com população inferior a esse número foram excluídas por conta da maior suscetibilidade a distorções no indicador de assassinatos, o que comprometeria a precisão na identificação das cidades mais seguras para se viver, segundo a MySide.
Confira as cidades da RMC que estão entre as 30 mais seguras do Brasil:
- Valinhos (0,9 assassinatos/100 mil habitantes) – 1ª posição
- Indaiatuba (3,4 assassinatos/100 mil habitantes) – 7ª posição
- Santa Bárbara d’Oeste (5,0 assassinatos/100 mil habitantes) – 16ª posição
- Americana (5,3 assassinatos/100 mil habitantes) – 18ª posição
- Paulínia (5,7 assassinatos/100 mil habitantes) – 19ª posição
- Itatiba (5,7 assassinatos/100 mil habitantes) – 21ª posição
Já analisando as cidades com população entre 200 mil e 500 mil habitantes, Indaiatuba lidera o ranking, com Americana e Mogi das Cruzes aparecendo entre as 10 primeiras posições. Entre os municípios com população maior que 1 milhão de habitantes, Campinas aparece em quarto lugar entre as cidades mais seguras do Brasil, com uma taxa de 14,6 assassinatos a cada 100 mil habitantes.
“Ao analisar os dados, é importante compreender que há uma forte correlação estatística entre tamanho populacional e aumento da violência. Ou seja, cidades mais populosas tendem a serem mais violentas”, destaca a MySide.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA NO ACIDADE ON PIRACICABA
Piracicaba recebe projeto que doa perucas para pacientes com câncer; veja como receber ou doar
Piracicaba terá Oktoberfest com música e gastronomia alemã neste final de semana